Nota sobre a origem da família Fontes.

Por volta de 1600 os Feitosas chegaram às margens do rio São Francisco. Trouxeram de Portugal toda a família, chegaram a ter mais de 50 sesmarias requeridas, algumas delas, tempos depois, no sertão cearense. Constituiram ali a fazenda Coccoci. A família Feitosa ganhou fama e poder em todo o nordeste e durante uma de suas pelejas se aliou aos índios Jucás em guerra particular contra a família Monte.

Os Jucás são citados no livro "o sertanejo" de José de Alencar: "...o sertão de Quixeramobim era infestado pelas correrias de uma valente nação indígena, que se fizera temida desde os Cratiús até o Jaguaribe. Era a nação Jucá. Seu nome, que em tupí significa matar, indicava a sanha com que exterminava os inimigos. Os primeiros povoadores a tinham expelido do Inhamuns, onde vivia à margem do rio que ainda conserva seu nome.

Depois de renhidos combates, os Jucás refugiaram-se nos Cratiús, de onde refazendo as perdas sofridas e aproveitando a experiência anterior, se lançaram de novo na ribeira do Jaguaribe, assolando as fazendas e povoados."


Os índios citados foram tão fiéis à familia Feitosa que esta rendeu homenagem a eles criando um ramo familiar com o sobrenome da valente tribo indígena.

Nos meados do século IXX ocorre uma tragédia que lança três irmãos da família Feitosa contra a força policial do Estado de Ceará. O tal acontecimento acaba trazendo para o sertão potiguar os três errantes.

Chegaram eles em um lugar conhecido como cavalo morto, atualmente localizado no municipio de Major Sales. Maravilharam-se com a geografia da Pedra do Letreiro e esquivaram-se do caminho natural adentrando a mata até encontrar o lugar que acharam ideal para se abrigar.

No cimo da serra estavam as condições ideais, as nascentes, conhecidos como olhos dágua, lhes favoreceram um apelido, "os homens das fontes".

Os caçadores e moradores da data do Camelo e da data do Mucambo logo se familiarizaram com Antonio Feitosa e Manoel Alves Feitosa já que o terceiro irmão sumira numa bucólica noite.

Os irmãos passaram a ser chamados intencionalmente de Antonio Rangel de Fontes e Manoel Alves de Fontes. Daí descendem os Fontes de José da Penha. Outrora publicaremos mais curiosodades acerca dessa família.

49 comentários:

Adriano Fontes disse...

antonio Rangel de Fontes, leia-se Antonio de Fontes Rangel

fontes disse...

SOU UM FONTES DE MANAUS AM GOSTARIA DE RECEBER NOTICIAS DOS FONTES DE MOSSORÓ RN.

Unknown disse...

sou gileno caldas barboza sou bisneto de manoel alves feitosa, procuro ascendentes, mas há muitos homonimos...
Ascendants de MANOEL ALVES (1) FEITOSA

Jusqu'à la 9e génération.

•Génération 1
•1 - MANOEL ALVES (1) FEITOSA 1835
•Génération 2
•2 - Pedro Alves FEITOSA 1784-1851
•3 - Maria Madalena de CASTRO 1806
•Génération 3
•4 - Eufrásio Alves FEITOSA 1756
◦5 - MARIANA ALVES FEITOSA
•6 - Leandro Custódio de Oliveira CASTRO 1764-1789
•7 - Eufrásia Alves FEITOSA 1775-1789
•Génération 4
•8 - EUFRASIO ALVES (1) FEITOSA 1740
◦9 - Josefa Ferreira de BARROS
◦12 - Bernardo Freire de CASTRO
◦13 - Antônia Sidrim de Castro JUCÁ
◦14 - JOSÉ ALVES II FEITOSA
•15 - MARIA MADALENA VIEIRA
•Génération 5
◦16 - JOÃO BEZERRA D0 VALE
•17 - ANA GONÇALVES (II) VIEIRA
◦30 - ? ?
•31 => 17
•Génération 6
•34 - Francisco Alves I FEITOSA
◦35 - Catarina Cardosa da Rocha Resende MACRINA
•Génération 7
•68 - JOÃO ALVES FEITOSA
•69 - ANA GONÇALVES VIEIRA
•Génération 8
◦136 - ? ?
◦137 - ? ?
•138 - MANOEL MARTINS CHAVES
•139 - Úrsula Gonçalves VIEIRA
•Génération 9
◦276 - José Araujo CHAVES
◦277 - Luzia de Mattcs e VASCONCELOS
◦278 - João Ferreira CHAVES
◦279 - Anna Giz VIEIRA
Total: 28 personnes
talvez este seja o pai do meu bisavoi, mas ainda não sei...

giulianny disse...

olha...eu sou neta de manoel alves fontes. eu amo essa FAMILIA FONTES!!!

Unknown disse...

oi eu sou jaqueline alves feitosa neta de ildebrando alves feitosa de inhamus,gostaria de saber mais sobre a historia minha familia alves feitosa.

mariana rodrigues disse...

meu bisavô se chama sabino alves feitosa, veio de inhamuns - CE.. procuro ascendentes.

Unknown disse...

sou adriana fontes neta de jose renovato fontes de mossoro.

Marlene disse...

Sou Marlene Campos Fontes, moro em São Mateus ES, meu avô se chamava Adones Fontes, vivia em Aimores, MG, gostaria de saber se somos parentes, pois não consigo terminar minha arvore genealógica

Ione J Fontes disse...

Oi pessoal! Sou Ione J Fontes e sempre me interessei saber sobre minha origem. Ja li muitas coisas mas ainda não me convenci dessa historia que está sendo divulgada. Pelo que sei somos de origem portuguesa . Vieram para o Brasil varias familias, dentre elas os Fontes para que fosse colonizadas as terras descobertas por Cabral. Formaram as Sesmarias e distribuiram entre as familias.Tem Fontes por varias estados, RS, SC; BA etc e outras que emigraram para Cisplatina(Uruguai) e lá passaram a se chamar Fuentes. Ainda quero saber mais sobre os Fontes, quem tiver algum comentario que se assemelha ao que li me comunique.

marcos tadeu disse...

sou marcos tadeu feitosa de matos gostaria de saber ascedentes do ceara araripi

Unknown disse...

ola sou Stevenson Renan FONTES de Castilho gostaria mais de saber sobre a origem da família FONTES...
também não me convenci dessa história divulgada...
meu bisavô era português
e toda linhagem até minha geração somos fontes...
gostaria de saber mais se alguém souber...
obrigado.

Maktub disse...

Olá,

Alguém sabe sobre o ramo Fontes de José Correia Fontes de Recife que foi casado com Maria José Alves Araújo e faleceu em aproximadamente 1936?

Era meu avô materno e gostaria de saber sobre a história dele.

Márcio Fontes

Unknown disse...

Vc tem familiaris aqui no Acre, pois tenho uma avó que chama Doroteia Fontes ela nasceu em manaus

Unknown disse...

Sou Patricia filha de valdemir fontes lira residiu em mosoro RN e hoje residimos em varginha Minas gerais mas estou a procura de seus irmaos que nasceram em mossoro RN em um povoado chamado sao miguel meu pai faz mas de 40 anos que nao ve seus irmaos emanuel fontes lira ivonete fontes lira e valderi fontes lira meu pai e valdemir fontes lira e sao filhos de vicente fontes lira e terezinha de alburquerque se alguem neste blog conhece ou tem alguma noticia de destes tipo filhos deles netos sobrinhos qualquer parente favor entrar em contato que sera uma grande felicidade para meu pai e nossa familia apesar que minha vo´ja e falecida e algum tempo achamos pela net que meu avo ja e falecido desde ja agradeço de++++ sua ajuda e seu blog para qualquer contato patriciabarbosalira@yahoo.com.br ou 35 99713530 vivo falar com Patricia barbosa Lira

Unknown disse...

Sou Zulmira Guimarães Fontes, Filha de Zélio Fontes, Neta de Alcides Portugal Fontes.Meu pai era natural de Aracaju e teve 9 irmãos:Alfedo Fontes, Aurora Fontes,Ananias Fontes,Ari Fontes,Alcides Fontes,Aristéia Fontes,Ariete Fontes.
Meu pai é Falecido,Vivemos no ES.
Meus irmãos:Márcio Guimarães Fontes e Beljeane Guimarães Fontes.
Ah, e temos uma loja.Sabem qual o nome?SENHOR FONTES!
Um abraço!

Unknown disse...

Moro em Aracaju, tenho 31 anos.Me chamo José Elson Fontes Netto, sou neto de José Elson Fontes e Nair Azevedo Fontes, bisneto de Lindaura Fontes, filha de Sizino e Maria Prima Fontes, que também foram pais de Genésia Fontes, Lourival Fontes, Deusdete Fontes... Minha família por parte de mãe, toda de Sergipe, é muito doce, se relaciona sim com o sentido da palavra "fonte" e seu elemento água. Talvez fontes seja uma designação simples dentro de um grupo, como o texto propõe, mas não acredito nessa lenda de "homens das fontes". Acho que é parte de um processo comum, como os ciganos que declaram seus subgrupos de acordo com as profissões as quais o clã se dedica: kalderash (ferreiros), por ex. E tem os Fuentes, Lefonti, Fontana, variações de "fontes" em outras línguas latinas.

Unknown disse...

Sou Rondiney Feitosa Cardoso, de Imperatriz - MA, minha bisavó Maria Alves Feitosa, que nasceu em 1906, e que é filha de um cearense de Inhamús, já me contara esta história dos Feitosas que fugiram para o Rio Grande do Norte e mudaram seus sobrenomes para Fontes, de repente é verdade sim, apenas uma linhagem, sem confirmação de que os Fontes de Portugal nunca existiram. Fico feliz de ter encontrado essa História ou Estória, sei la o quê... rsrs!

Unknown disse...

Somos Família Fonte de Triunfo PE sou Francisco neto de Manoel Gusmão fontes meu contato e 87 996061767 meu bizavô erra José Casuza Gusmão fontes os seu país desembarcação em Recife vindo de Portugal não sabemos de mais nada somos muito em Santa cruz da Baixa Verde Serra Talhada Calumbi e muitas outra cidade do sertão de Pernambuco.e outros Em Igaracu PE.

Unknown disse...

Somos Família Fonte de Triunfo PE sou Francisco neto de Manoel Gusmão fontes meu contato e 87 996061767 meu bizavô erra José Casuza Gusmão fontes os seu país desembarcação em Recife vindo de Portugal não sabemos de mais nada somos muito em Santa cruz da Baixa Verde Serra Talhada Calumbi e muitas outra cidade do sertão de Pernambuco.e outros Em Igaracu PE.

Unknown disse...

Sou tataraneto de Manuel Alves de Fontes, bisneto de Serafim Alves de Fontes e neto de Francisco Alves de Fontes. Sou de Imperatriz -MA e lhes digo que a descendência do meu avô no Maranhão é grande. Meu nome é José Filho ou Cavalcante, atualmente moro em Palmas-TO. Contatos: 63 9997-7564 Vivo com WhatsApp, email: kval@eln.gov.br

Anônimo disse...

Também sou fontes...
Meu nome é sergio Silva fontes

Anônimo disse...

Sou de alagoas

Unknown disse...

Sou um Fontes, do Rio de Janeiro e gostaria de saber se tem mais Fontes por aqui,e descobrir mais afundo essa história, pois aqui só tem minha família com Fontes mesmo.

Unknown disse...

Boa tarde a todos.
Me chamado Diego de Oliveira Fontes.
Não sei os nomes dos meus avos a unica coisa que meu pai lembra que eles nasceram me Pernambuco no Bairro casa Amarela .
Ele lembra que tinha Tios e primos la.
Ele veio para o Rio de janeiro muito novo.
não lembra de muita coisa.

Unknown disse...

Me chamo Jaqueline Alves Feitosa, meus pais são de Tavares - PB.

Cacau disse...

Olá pessoal , tbm gostaria de saber da minha árvore genealógica , meu nome é Cláudia Helena Fontes , Tenho final Prado , mais por conta do meu casamento . Minha mãe se chama Maria Madalena Fontes,minha avó se chamava Orlaides Moreira Fontes , meu Avó Emídio Antônio Gabriel...Gostaria muito de entrar em contato com parentes q talvez nem saiba q eu exista ... Bjokas

Ateciosamente : Cláudia H. Fontes.

Gladisson Roberto Barbosa de Fontes e Silva disse...

Meu trisavô era MANOEL BARBOSA DE FONTES nascido no distrito de Cedro da antiga Freguesia de Limoeiro em Pernambuco. A mãe de meus filhos também é FONTES. Montei uma grande árvore genealógica com esse ramo da família FONTES. De Limoeiro vieram para Amaraji, também em Pernambuco. Alguém tem conexão com esse ramo da família FONTES?

Unknown disse...

Eu só tenho com as pessoas que moram no Rio de janeiro

Unknown disse...

Sou Mauricio Sérgio Fontes Dos Santos
O nome do meu avô era Maurito Fontes ele foi para São paulo a muito tempo e n voltou mais eu moro no Rio de janeiro

Zé Luis disse...

Me chamo José Luis Alves Fontes e sou do Rio Janeiro capital

Unknown disse...

Olà meu nome é gisele araujo fonte filha de joão martins fontes neta de firmino martins fontes e de maria da glòria meu pai ja falecido e de sergipe riachão de dantas . estou a procura de esmeralda martins fontes. Minha tia hoje estou com 31 anos meu imailé gisele.araujofontes@yahoo.com quem poder me ajuda eu agradeço

Unknown disse...

Oi neto sou gisele araujo fontes filha de joão martins fontes nascido em sergipe riachão de dantas tenho uma tia chamada esmeralda martins fontes meu avò c chamava firmino martins fontes minha avô maria da glòria.estou a procura de meus familiares. Por favor pode me ajuda

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sou do RJ, meu bisavô era Francisco Cardoso Fontes,minha bisavó era india e a família do meu bisavô deu o sobrenome para ela Maria Cardoso Fontes. Meu bisavô era loiro dos olhos azuis e português com mistura italiana. A família do meu bisavô tinha uma fazenda e boas condições financeiras, estou procurando saber mais sobre a família.

Unknown disse...

José Conrado

Unknown disse...

Sou Gabrielle Fontes Aquino, neta de Cosme de Andrade Fontes, bisneta de Antônio Olímpio Fontes e Silvina de Andrade.
Meu avô teve muitas irmãs, somente uma viva, Marita Fontes!
Somos da Bahia, tenho muitos tios e primos!
Meu avô é branco, dos olhos claros e cabelos lisos.
Gostaria de descobrir parentes da parte do meu bisavô...

Unknown disse...

Conheço pouco da família de meu avô
Que tbm era de Sergipe
Albino Martins fontes .
Me chamo Alexandre Fontes .
Vou procurar saber mais detalhes
Sobre ele .

Unknown disse...

Ok Alexandre desde já agradeço

Unknown disse...

Oi. Eu sou Ednaldo Filho da Silva FONTES, meu avô chama-se Edson Prado Fontes. Sou de São Cristóvão Sergipe. Gostaria, como muitos aqui, de conhecer minhas origens (família FONTES). Vou deixar meu e-mail para quem tiver informações e quiser me escrever, fiquem a vontade. ednfontes@gmail.com

Unknown disse...

Olá! Sou Gisele Fontes.
Meu avô se chamava João Damasceno Fontes, morou durante anos em Seropédica, RJ.

Moisés Marques da Silva disse...

Gostaria de saber um pouco mais sobre a minha Família - Árvore Genealógica; o meu pai nasceu na região dos Inhamuns - Ceará em 04 de março de 1892; o seu nome era Francisco das Chagas Alves Feitosa; seu pai era: Antonio Alves Feitosa. Daí pra trás não conheci ninguém dos Feitosa. Ouvi falar em uma matriarca por nome: Maia Alves Camelo Feitosa. Meu nome é Moisés Marques da Silva (mesmo sendo Feitosa não consta em meu Registro de nascimento. Nasci no Piauí, moro em Brasíla.

Unknown disse...

Me chamo claudeir alves de fontes ,sou de Goiás eu tambem gostaria de saber mais dos meus antepassados, o avô do meu avô veio de Minas Gerais só ele e a esposa , é viveu em Goiás e não passou nenhuma informação de seus descendentes a única informação que temos é que ele veio de Minas Gerais..

BIOFONTES disse...

Sou Marcílio Fontes da Costa, meus avós maternos eram: João Damasceno Fontes e Maria Damasceno Fontes de Alagoas-..... Santana Ipanema,procuro por remanescente deles.

Unknown disse...

Meus avós vieram de Portugal no início do século XIX. Domingos Joaquim Gonçalves Fontes. Não tenho notícias de que local de Portugal ele veio.

Unknown disse...

Sou do RJ também . Família Gonçalves Fontes
Alto da Boa Vista Tijuca

Unknown disse...

Sou do RJ neta de Jaci Caetano Fontes e Odaina Marcelina da Silva Fontes, filha de Regina Marcelina Fontes do Nascimento...procuro por remanescentes♥️

Unknown disse...

Tem Fontes no RJ...procuro por remanescente sou neta de Jaci Caetano Fontes ♥️

Unknown disse...

Meu nome é Elza Alves fontes meu pai Pedro Alves fontes e vovó Joaquim Alves fontes gostaria de saber mais

Aldenir Lima Fontes disse...

Sou Aldenir Lima Fontes sou do sertão de alagoas e gostaria muito de informações dessa familia maravilhosa e relatos de tudo como começou e algumas evidencias no nordeste e também no Brasil..fico no aguardo..meu zap 82 993519707