Nota sobre a origem da família Fontes.

Por volta de 1600 os Feitosas chegaram às margens do rio São Francisco. Trouxeram de Portugal toda a família, chegaram a ter mais de 50 sesmarias requeridas, algumas delas, tempos depois, no sertão cearense. Constituiram ali a fazenda Coccoci. A família Feitosa ganhou fama e poder em todo o nordeste e durante uma de suas pelejas se aliou aos índios Jucás em guerra particular contra a família Monte.

Os Jucás são citados no livro "o sertanejo" de José de Alencar: "...o sertão de Quixeramobim era infestado pelas correrias de uma valente nação indígena, que se fizera temida desde os Cratiús até o Jaguaribe. Era a nação Jucá. Seu nome, que em tupí significa matar, indicava a sanha com que exterminava os inimigos. Os primeiros povoadores a tinham expelido do Inhamuns, onde vivia à margem do rio que ainda conserva seu nome.

Depois de renhidos combates, os Jucás refugiaram-se nos Cratiús, de onde refazendo as perdas sofridas e aproveitando a experiência anterior, se lançaram de novo na ribeira do Jaguaribe, assolando as fazendas e povoados."


Os índios citados foram tão fiéis à familia Feitosa que esta rendeu homenagem a eles criando um ramo familiar com o sobrenome da valente tribo indígena.

Nos meados do século IXX ocorre uma tragédia que lança três irmãos da família Feitosa contra a força policial do Estado de Ceará. O tal acontecimento acaba trazendo para o sertão potiguar os três errantes.

Chegaram eles em um lugar conhecido como cavalo morto, atualmente localizado no municipio de Major Sales. Maravilharam-se com a geografia da Pedra do Letreiro e esquivaram-se do caminho natural adentrando a mata até encontrar o lugar que acharam ideal para se abrigar.

No cimo da serra estavam as condições ideais, as nascentes, conhecidos como olhos dágua, lhes favoreceram um apelido, "os homens das fontes".

Os caçadores e moradores da data do Camelo e da data do Mucambo logo se familiarizaram com Antonio Feitosa e Manoel Alves Feitosa já que o terceiro irmão sumira numa bucólica noite.

Os irmãos passaram a ser chamados intencionalmente de Antonio Rangel de Fontes e Manoel Alves de Fontes. Daí descendem os Fontes de José da Penha. Outrora publicaremos mais curiosodades acerca dessa família.

15 comentários:

Adriano Fontes disse...

antonio Rangel de Fontes, leia-se Antonio de Fontes Rangel

fontes disse...

SOU UM FONTES DE MANAUS AM GOSTARIA DE RECEBER NOTICIAS DOS FONTES DE MOSSORÓ RN.

genealogia disse...

sou gileno caldas barboza sou bisneto de manoel alves feitosa, procuro ascendentes, mas há muitos homonimos...
Ascendants de MANOEL ALVES (1) FEITOSA

Jusqu'à la 9e génération.

•Génération 1
•1 - MANOEL ALVES (1) FEITOSA 1835
•Génération 2
•2 - Pedro Alves FEITOSA 1784-1851
•3 - Maria Madalena de CASTRO 1806
•Génération 3
•4 - Eufrásio Alves FEITOSA 1756
◦5 - MARIANA ALVES FEITOSA
•6 - Leandro Custódio de Oliveira CASTRO 1764-1789
•7 - Eufrásia Alves FEITOSA 1775-1789
•Génération 4
•8 - EUFRASIO ALVES (1) FEITOSA 1740
◦9 - Josefa Ferreira de BARROS
◦12 - Bernardo Freire de CASTRO
◦13 - Antônia Sidrim de Castro JUCÁ
◦14 - JOSÉ ALVES II FEITOSA
•15 - MARIA MADALENA VIEIRA
•Génération 5
◦16 - JOÃO BEZERRA D0 VALE
•17 - ANA GONÇALVES (II) VIEIRA
◦30 - ? ?
•31 => 17
•Génération 6
•34 - Francisco Alves I FEITOSA
◦35 - Catarina Cardosa da Rocha Resende MACRINA
•Génération 7
•68 - JOÃO ALVES FEITOSA
•69 - ANA GONÇALVES VIEIRA
•Génération 8
◦136 - ? ?
◦137 - ? ?
•138 - MANOEL MARTINS CHAVES
•139 - Úrsula Gonçalves VIEIRA
•Génération 9
◦276 - José Araujo CHAVES
◦277 - Luzia de Mattcs e VASCONCELOS
◦278 - João Ferreira CHAVES
◦279 - Anna Giz VIEIRA
Total: 28 personnes
talvez este seja o pai do meu bisavoi, mas ainda não sei...

giulianny disse...

olha...eu sou neta de manoel alves fontes. eu amo essa FAMILIA FONTES!!!

jaqueline disse...

oi eu sou jaqueline alves feitosa neta de ildebrando alves feitosa de inhamus,gostaria de saber mais sobre a historia minha familia alves feitosa.

mariana rodrigues disse...

meu bisavô se chama sabino alves feitosa, veio de inhamuns - CE.. procuro ascendentes.

drika disse...

sou adriana fontes neta de jose renovato fontes de mossoro.

Marlene disse...

Sou Marlene Campos Fontes, moro em São Mateus ES, meu avô se chamava Adones Fontes, vivia em Aimores, MG, gostaria de saber se somos parentes, pois não consigo terminar minha arvore genealógica

Ione J Fontes disse...

Oi pessoal! Sou Ione J Fontes e sempre me interessei saber sobre minha origem. Ja li muitas coisas mas ainda não me convenci dessa historia que está sendo divulgada. Pelo que sei somos de origem portuguesa . Vieram para o Brasil varias familias, dentre elas os Fontes para que fosse colonizadas as terras descobertas por Cabral. Formaram as Sesmarias e distribuiram entre as familias.Tem Fontes por varias estados, RS, SC; BA etc e outras que emigraram para Cisplatina(Uruguai) e lá passaram a se chamar Fuentes. Ainda quero saber mais sobre os Fontes, quem tiver algum comentario que se assemelha ao que li me comunique.

marcos tadeu disse...

sou marcos tadeu feitosa de matos gostaria de saber ascedentes do ceara araripi

Stevenson Fontes stivison disse...

ola sou Stevenson Renan FONTES de Castilho gostaria mais de saber sobre a origem da família FONTES...
também não me convenci dessa história divulgada...
meu bisavô era português
e toda linhagem até minha geração somos fontes...
gostaria de saber mais se alguém souber...
obrigado.

Maktub disse...

Olá,

Alguém sabe sobre o ramo Fontes de José Correia Fontes de Recife que foi casado com Maria José Alves Araújo e faleceu em aproximadamente 1936?

Era meu avô materno e gostaria de saber sobre a história dele.

Márcio Fontes

Karen Cristine disse...

Vc tem familiaris aqui no Acre, pois tenho uma avó que chama Doroteia Fontes ela nasceu em manaus

Paty junqueira disse...

Sou Patricia filha de valdemir fontes lira residiu em mosoro RN e hoje residimos em varginha Minas gerais mas estou a procura de seus irmaos que nasceram em mossoro RN em um povoado chamado sao miguel meu pai faz mas de 40 anos que nao ve seus irmaos emanuel fontes lira ivonete fontes lira e valderi fontes lira meu pai e valdemir fontes lira e sao filhos de vicente fontes lira e terezinha de alburquerque se alguem neste blog conhece ou tem alguma noticia de destes tipo filhos deles netos sobrinhos qualquer parente favor entrar em contato que sera uma grande felicidade para meu pai e nossa familia apesar que minha vo´ja e falecida e algum tempo achamos pela net que meu avo ja e falecido desde ja agradeço de++++ sua ajuda e seu blog para qualquer contato patriciabarbosalira@yahoo.com.br ou 35 99713530 vivo falar com Patricia barbosa Lira

ZUZU FONTES disse...

Sou Zulmira Guimarães Fontes, Filha de Zélio Fontes, Neta de Alcides Portugal Fontes.Meu pai era natural de Aracaju e teve 9 irmãos:Alfedo Fontes, Aurora Fontes,Ananias Fontes,Ari Fontes,Alcides Fontes,Aristéia Fontes,Ariete Fontes.
Meu pai é Falecido,Vivemos no ES.
Meus irmãos:Márcio Guimarães Fontes e Beljeane Guimarães Fontes.
Ah, e temos uma loja.Sabem qual o nome?SENHOR FONTES!
Um abraço!