A soberba precede a queda.

Não existe vitória antes de renhido o combate. Alexandre o grande, com nove anos encantou-se pelo indomável bucéfalo, um cavalo que, até então, não encontrara ninguém capaz de abrandar-lhe os instintos. Posicionou-o em direção ao sol, o fez cego por alguns minutos e montou o intrépido equino.

Aos vinte anos, ao torna-se rei da Macedônia, encontrou um grande obstáculo em sua empreitada, Dario III, temido soberano da Pérsia.

Quando caminhava em direção à Persia, Alexandre recebe uma mensagem acompanhada de um presente. Ao abrir deparou-se com uma bola e um chicote. A carta recomendava ao filho de Filipe que voltasse a brincar no seio materno e olvidasse as pretensões imperialistas.

Como resposta, Alexandre estabeleceu a mais humilhante derrota ao rei da Pérsia que fugiu tão vergonhosamente que esqueceu a filha e a mãe nas mãos do inimigo.

Por menor que o nosso adversário pareça, cumpre-nos diligência e presteza na hora enfrentá-lo, pois os intransponíveis, por vezes caem diante de um obstáculo aparentemente pequeno.

0 comentários: