Oração do justo

Conforme um princípio cristão aquele que não é honesto nas pequenas coisas nas maiores também não o será.

Na verdade não sei quem estava certo, se Rosseau, que acreditava na boa-fé da natureza humana sendo este corrompido pelo sistema ou se Hobbes que, em sentido oposto, imaginava a raça humana inerentemente tendenciosa à pratica do mal sendo necessário o sistema (Leviatã) para controlar este sentimento capaz de destruir o organismo social.

O certo é que nem os homens íntimos de Deus escaparam de cometer falhas. Uma certa tarde Davi se levantou do seu leito e do terraço do palácio desejou uma mulher mui formosa que se banhava à sua vista, sendo ela, mulher de Urias servo fiel do rei. Sabendo disto, Davi escreveu a Joabe: “Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e retira-vos de detrás dele para que seja ferido e morra”. E assim se procedeu, passado o luto Davi se apossou da mulher de Urias.

Até Jacó que tinha o coração voltado para Deus praticou corrupção quando se aproveitou da cegueira de seu pai para tomar a benção em lugar de Esaú, o primogênito.

Jesus tanto sabia que não há justos na terra que quando os judeus, certa feita, se preparavam para apedrejar uma adúltera ele tomou a frente e disse: “aquele que não pecou que atire a primeira pedra”.

Em suma, apesar de ter conhecimento de que todas as pessoas estão sujeitas a cometer erros é mister não vacilar na vigilância de nossa integridade moral, é imprescindível para harmônica convivência social que as pessoas ungidas pelo preceito rousseauniano não se desviem da retidão e dos conceitos éticos e morais a ferro e fogo estabelecidos pela nossa sociedade. É mais do que urgente resgatar princípios simples e eficazes que foram sufocados pelo atual paradigma de sociedade. Não se pode deixar concretizar a previsão de Rui Barbosa de que chegaria o dia em que o homem teria vergonha de ser honesto, não se pode deixar de acreditar nos preceitos de toda mitologia em que o bem sempre venceu o mal, não se pode deixar o medo e o terror prevalecer. Por isso eu oro: Homens de bem, uni-vos e não vos deixai corromper, não vos deixai subornar, não vos esquivais de praticar o bem, não desviais dos trilhos da dignidade, não tropeçais nas pedras da desesperança . Amém!

0 comentários: