O casamento sob o olhar hegeliano

A ciência de Hegel assevera que uma tese vem sempre seguida de uma antítese que por sua vez dá ensejo a uma síntese.

A história lança luz sobre a teoria hegeliana e ilumina os, quase sempre, tortuosos caminhos da filosofia.

Quando Roma abraçou o cristianismo em sua desesperada agonia com intuito de manter um mínimo de status imperial surgiu a doutrina católica. Anos depois, Martinho Lutero, inconformado com as contradições da fé romana inaugura o protestantismo como antítese. Pressionada pela crescente e contundente tese luterana, a igreja católica obriga-se a fazer uma contra-reforma religiosa que foi, deveras, uma síntese das duas correntes, malgrado muitos historiadores reconhecerem nesse episódio a reafirmação do catolicismo, haja vista ter ocorrido o fortalecimento do tribunal do santo ofício.

Quando o feudalismo foi sepultado pelo capitalismo iniciou-se um sistema econômico explorador e ultrajante que jogou a classe operária nas masmorras da degradação. O elevado espírito de karl Marx uniu-se à sensibilidade de Friederich Engels e, em oposição à acumulação de capital às custas da humilhação dos trabalhadores, teorizaram o comunismo. Acalorados debates filosóficos e até mesmo sérios conflitos de classes flexibilizaram a tirania do insensato sistema capitalista surgindo direitos para os trabalhadores e deveres para os donos do capital. O próprio Estado Democrático de Direito é também, uma síntese desse embate.

Por último, observando a constituição da república podemos confirmar com facilidade tudo que aqui foi exposto quando duas linhas contrapostas se unem de tal maneira que formam uma terceira , geralmente mais moderada como é o caso da tutela da propriedade privada não obstante a exigência de sua função social.

Tudo isso foi dito apenas para que se possa fazer uma simplória conclusão, isto é, esse humilde e até ingênuo texto tem o objetivo exclusivo de homenagear e parabenizar um dos meus grandes companheiros de jornada que, recentemente, manifestou o seu mais sincero desejo de realizar-se pelas doces veredas do enlace matrimonial, destarte o casamento, nada mais é, do que uma síntese de sentimentos, ideais e personalidades que quando unidos sob a benção de Deus se torna a mais sagrada e lúcida das instituições, imprescindível para a continuação da sociedade e sobremaneira da raça humana.

Portanto, parabéns aos nubentes que juntam seus sonhos com objetivo de encontrar o mais perseguido de todos os desideratos, qual seja, a felicidade. Boa sorte por esta trilha.

0 comentários: