O que é um vereador?

Um vereador que devido a sua oposição se tornara inimigo do prefeito, chegou uma certa vez em uma churrascaria que estava praticamente lotada, sendo que só havia lugar em uma mesa próxima ao chefe do executivo de sua cidade, para não sair como mal educado aceitou sentar-se visinho ao desafeto.

Logo que acomodou-se percebeu que se ouvia tudo que acontecia na mesa ao lado e os ocupantes faziam questão de falar alto para que ele ouvi-se mesmo.

A filha do prefeito, ainda uma criança, interroga o pai:

-Papai, o que é um vereador?

O prefeito em alto e bom som responde:

-Não é nada minha filha, não é nada.

Invoquei essa questão para falar sobre a PEC 20/08 que se confirmada deve abrir mais duas vagas na casa legislativa pauferrense.

Na verdade, o cargo de vereador é muito importante quando cumpre, de fato, o seu papel. O vereador é o parlamentar que atua no âmbito municipal. É ele que, nos termos da constituição, é responsável pela organização da lei orgânica, pela fiscalização e julgamento das contas do executivo e por legislar sobre assuntos locais.

Infelizmente, grande parte de nossos edis não faz idéia de sua importancia para a população de seus municípios, principalmente nos remotos sertões brasileiros. Os vereadores de pequenas cidades fazem, muitas vezes, um triste jogo de interesses, muitos são totalmente despreparados para a função que ocupam.

A aprovação da PEC em comento é um simples inchaço nos cargos públicos, a ampliação no número de vagas junto com a manutenção da nossa viciada cultura política sem que haja um empenho no sentido de qualificar os seus ocupantes "não significa nada minha filha, nada".

0 comentários: