Algemas

Quando Daniel Dantas foi filmado de algemas houve uma verdadeira comoção por parte da fina flor da economia brasileira.

Gilmar Mendes disse: “a exposição de presos algemados viola a idéia da presunção de inocência, viola a idéia da dignidade da pessoa humana”

Porém só aconteceu essa perturbação por se tratar de um opulento banqueiro. Ontem, a polícia paulista algemou um garoto de 12 anos e garanto que não foi a primeira vez, mas antes de Daniel Dantas ninguém se importava com o suposto constrangimento causado pelo tal instrumento coercitivo.

sobre o fato, escreveu a jornalista Helena sthephanowitz em seu blog ( http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/ ):

Segundo palavras de Gilmar Mendes...“As algemas constrangem fisicamente e psicologicamente. Abatem o moral do preso, do algemado. Seu uso desnecessário e não fundamentado viola princípio da Constituição que diz que ninguém será submetido a tortura ou a tratamento degradante, humilhante”

Impressionante a capacidade dos os nossos "nobres" legisladores de legislarem em prol dos abastados e engomados. No Brasil, os criminosos comuns sempre foram algemados e expostos em programas de TV, nunca apareceu nenhum ministro do STF, Promotor Público, Juiz, Deputado ou Senador para reclamar alguma iliegalidade. O uso de algemas não possuía regulamentação. Más foi só a PF começar algemar gente graúda que os caudílios da "legalidade" apareceram abismados e enfurecidos. Pobre pode ser algemado, jogado na cadéia e ser esquecido. Rico jamais. No entanto, estão preocupados com figurões que vivem, única e exclusivamente, para lesar a nação brasileira. . É uma pena que o poder econômico seja critério para se ter os direitos constitucionais respeitados.