Um presente bem dado

Dar um presente é um gesto de carinho que prova a intenção de amor, de conciliação. Não raro na história a união de reinados através de regalos, algumas vezes até princesas eram oferecidas para pôr fim a hostilidades entre soberanos.

O presente desarma corações e aproxima as pessoas. Nestas condições recebi de um amigo uma oferta para noite de São João. O companheiro havia me prometido umas espigas de milho e depois que eu cobrei o brinde acabei recebendo o tão esperado e saboroso cereal para assar na fogueira junina.

Envoltas em uma bela palha grossa recebi com muito gosto as cinco espigas na noite do Santo católico. Contente esperei a fogueira arder até o fogo baixar e quando comecei a descascar o milho percebi que a espiga estava madura por demais, sem possibilidade de saboreá-las assadas diretamente na fogueira como fazia quando vivia em josé da Penha na minha doce idade.

Desiludido com o regalo me lembrei do poeta Belarmino de França que recebera uma calça de presente do seu compadre Biró, certa vez Biró se encontrou com Belarmino e perguntou se a calça tinha ficado boa, com a perspicácia de poeta respondeu belarmino:

Mandei pra confecção
Que se faz roupa bem feita
E a calça ficou estreita
Me beliscando um cunhão
Não tinha nenhum botão
Pregado com segurança
Sem merecer confiança
A braguilha ficou frouxa
Descobrindo toda trouxa]
De Belarmino de França.

0 comentários: