Muito além do cidadão Kane

Beyond Citizen Kane (no Brasil Muito Além do Cidadão Kane) é um documentário televisivo britânico de Simon Hartog exibido em 1993 pelo Channel 4, uma rede televisiva pública do Reino Unido. Mostra as relações entre a mídia e o poder do Brasil. Embora o documentário ter sido censurado pela justiça, a Rede Record comprou os direitos de trasmissão exclusiva por 20 mil dólares do produtor John Ellis.

A obra detalha a posição dominante da Rede Globo na sociedade brasileira, debatendo a influência do grupo, seu poder e suas relações políticas, que os autores do documentário vêem como manipuladoras e formadora de opinião. O ex-presidente e fundador da Globo Roberto Marinho foi o principal alvo das críticas do documentário, sendo comparado a Charles Foster Kane, personagem criado em 1941 por Orson Welles para Cidadão Kane, um drama de ficção baseado na trajetória de William Randolph Hearst, magnata da comunicação nos Estados Unidos da América. Segundo o documentário, a Globo empregaria a mesma manipulação grosseira de notícias para influenciar a opinião pública como fazia Kane no filme (
1).

Quem assistiu ao jornal nacional neste sábado pôde ter a clara noção do tendencionismo da rede globo. O jornal em comento mais parecia o horário eleitoral do PSDB. Não conseguem nem disfarçar a parcialidade absurda desta emissora. Como não dispomos de tempo suficiene para alongar o debate acerca deste tema, prometemos voltar lá pro dia 22 de abril com o assunto alhures quando retornaremos com as publicações semanais.


(1) wikipédia

0 comentários: