Contribuição do sertanejo no aquecimento global

As chuvas anuais na região semi-árida seriam suficientes não fossem mal distribuídas e irregulares, ainda se agrava o problema devido à baixa latitude da região que favorece a evaporação. Para se adaptar a essas situações adversas a natureza criou mecanismos que lhe assegura a sobrevivência. A caatinga é uma vegetação tortuosa, espinhenta, de folhas pequenas e caducas, resistentes à seca, pois solta suas folhas e se apresenta com aparência de morta para economizar água, logo nas primeiras chuvas as plantas se revestem, mas também são encontradas espécies perenifólias que possuem raízes bem desenvolvidas que permitem a absorção de água no subsolo.

A forragem é escassa e existe um numeroso rebanho de bovinos, caprinos e outros, exercendo uma enorme pressão sobre a biodiversidade local. Quase sempre os pecuaristas criam mais animais por hectare do que deveriam, não havendo tempo de recuperação da natureza, causando a perda de espécies de plantas, além do pisoteio excessivo dos animais domésticos que aceleram o processo de desertificação já que compacta o solo e causa a morte dos microorganismos que fertilizam a terra. São a pecuária mal orientada e arcaica, assim como as técnicas de agricultura utilizada, nessa região os principais responsáveis pela degradação da nossa biodiversidade além de industrias como a de panificação e a ceramista que possuem um alto custo ambiental.

O hábito de fazer queimadas durante a seca para utilizar a terra nos períodos de chuva com a agricultura, e que o sertanejo chama de broca é tão arcaico que já era utilizado pelos autóctones do Brasil antes do seu descobrimento. Exauriam os solos e depois abandonavam a terra. O europeu ganancioso copiou do aborígine ingênuo este artifício e está fazendo destas terras um grande ermo.

Já em 1791 quando uma grande seca assolou todo o nordeste o governo colonial tentou em vão conter as queimadas e a derrubada da mata nordestina. Mesmo assim a consciência do sertanejo parece não ter evoluído no sentido da preservação dos recursos naturais durante os últimos 500 anos e continua ingênuo feito o indígena ou ganancioso feito o europeu explorador.

A fauna já sofreu extinção de várias espécies nativas devido à caça predatória e ao desmatamento. É muito comum observar na casa dos sertanejos a criação de pássaros típicos da região como animais domésticos. As abelhas que construíam seus ninhos em ocos de imburana estão desaparecendo devido a derrubada desta árvore.

As conseqüências do desmatamento são drásticas, causam a erosão, alteram o curso dos rios com seu assoreamento, o solo exposto ao sol provoca o desaparecimento da vida microbiana e, desta forma, impede que a natureza possa se recuperar.

0 comentários: