Análise
Primeiramente analisaremos a questão da lei complementar 64/94 artigo 1º. II, "i" que diz que são inelegíveis os que: "Dentro de 6 meses anteriores ao pleito, hajam exercido cargo ou função de direção, administração ou representação em pessoa jurídica ou empresa que mantenha contrato de execução de obras, de prestação de serviços ou de fornecimento de bens com orgão do poder público, salvo no caso de contrato que obedeça a cláusulas uniformes".
Pode-se até, em um primeiro momento, imaginar que de acordo com este artigo da lei complementar em questão Nilton seja inelegível, porém, essa ressalva que versa sobre contratos que obedeça cláusulas uniformes é onde mora a questão.
Contrato com cláusulas uniformes, segundo o ensinamento de Orlando Gomes (Contratos, 11ª ed., p. 118), "é aquele no qual ‘uma das partes tem de aceitar, em bloco, as cláusulas estabelecidas pela outra, aderindo a uma situação contratual que encontra definida em todos os seus termos. O consentimento manifesta-se com a simples adesão no conteúdo preestabelecido da relação jurídica".
No caso da tal clínica de hemodiálise o contrato é de adesão. No Acórdão TSE nº 12.733, de 24/09/1992 – RESPE 9902 , Recurso Especial, verifica-se que: “ Diretor de hospital, que mantém contrato de cláusulas uniformes com entidades de poder público, não incide na hipótese de desincompatibilização”.
Em relação ao não afastamento do cargo efetivo que ocupa junto ao municipio de Pau dos Ferros creio que esse assunto possa trazer grandes problemas ao ex-prefeito. No entanto, buscarei luz que seja capaz de iluminar a minha ignorância e trarei, outrora, de forma mais polida, minha singela opinião sobre o assunto.

Guerra
No vietnã era o exército americano que tinha as melhores armas, a melhor tecnologia, os soldados mais preparados fisicamente, porém, quem acabou vencendo aquela guerra não foi o favorito, foi quem apresentou a melhor estratégia, foi a acanhada mas disposta tropa vietnamita. O exército de Ho chi Minh derrotou os poderosos Estados Unidos usando apenas a engenhosidade de seus generais.

Política
Na política não é muito diferente da guerra, vence quem erra menos, quem monta a melhor equipe, quem arma as melhores estratégias, quem sabe se defender e quem tem o melhor ataque. Quem pretende vencer uma disputa eleitoral não pode comenter erros infantis, o adversário pode estar preparado e em um golpe de mestre destruir as pretensões do inimigo.

Pau dos Ferros
Sobre o pedido de impugnação da candidatura de Nilton Figueiredo feito pela coligação Trabalho e progresso é preciso antes de qualquer juízo conhecer a arguição do ex-prefeito, entretanto, vale salientar que, pelo que colhi nos blogs, a peça inicial parece estar bem fundamentada. Analisarei melhor para formar minha opinião sobre o caso.

0 comentários: