representação

outrora debruçarei-me sobre um tema bastante oportuno e tormentoso que é a quetão da representatividade legislativa. De acordo com esta forma de organização politica os parlamentares representam o povo.
No entanto é bom lembrar aqui o que disse Rosseau em seu contrato social.

"A soberania não pode ser representada pela mesma razão por que não pode ser alienada; consiste ela essencialmente na vontade geral não se representa: ou é ela mesmo ou diferente; não há meio termo. Os deputados do povo não são nem podem ser seus representantes, eles são unicamente seus comissários; nada podem decidir em definitivo. Toda lei que o povo não tenha pessoalmente ratificado á nula; não é uma lei".

A priori é muito significativo a lição do filósofo, porém uma análise mais profunda nos mostra o quão o tema é tortuoso. Penso eu que tanto a forma representativa, adotada por nossa legislação, quanto o processo legislativo direto, defendido por Rosseau, têm seus perigos, a primeira por ser suscetível de vícios que conhecemos tão bem, a segunda pelo fato de o povo poder ratificar projetos autoritários levados pela emoção, basta ver a última pesquisa CNT/CENSUS que afirma que mais da metade da população brasileira é a favor de um terceiro mandato de Lula.

0 comentários: