Retrospectiva - Janeiro

Ensaio sobre uma guerra

Sun Tzu produziu há mais de dois mil anos na China seu famoso clássico A arte da guerra, utilizado até hoje como base para planejamentos estratégicos e condutas militares.

Pelo que se extrai do aforismo do militar chinês, a hora é quem faz a vitória. Conhecer bem o inimigo e saber usar o discernimento a seu favor seria o ponto elevado da estratagema do General.

Toda arte militar baseia-se no ardil. Portanto, quando é capaz, finge incapacidade. escreveu ele.

A surpresa é principal arma, fingir fraqueza e apanhar de improviso o exército inimigo é o objetivo essencial da estratégia de Sun Tzu.

Finge inferioridade e encoraja-lhe a arrogância. Foi assim que o General Chao derrotou os Hsiung Nu que amedrotavam a China e por conta desses nômades se construiu a famosa muralha.

O inimigo, conhecendo sua superioridade desdenha o adversário e não toma as precauções devidas, o inimigo se torna arrogante diante de um adversário que julga pequeno.

Para Sun tzu " quando o trovão ressoa, não há tempo de tapar os ouvidos".

A filosofia militar chinesa, que foi também usada por Mao Tse Tung, serve de inspiração para basear nossas relações cotidianas. "O general que atentar à minha estratégia certamente vencerá".

Assim, se teu inimigo te subestimar, acreditar que é superior, imaginar-te fraco, deixa-o a vontade, pois quando teu ímpeto agigantar-se diante dele já não terá forças para subjugar-te e terá que reconhecer tua vitória.

0 comentários: