O lugar que você vive pode dizer algo sobre você?

Quando Jesus partia para Galiléia, encontrou-se com Filipe e o chamou para acompanhá-lo. Filipe, por sua vez, disse a Natanael: “encontramos aquele de quem Moisés escreveu, é Jesus de Nazaré”. Natanael, com isso, disse: “de Nazaré pode sair alguma coisa boa?”.
É verdade que as pessoas costumam fazer juízo dos outros por conta do senso geral que se tem em relação ao lugar onde eles vivem, como bem ilustra o texto extraído do evangelho de João 1:43-46 e utilizado como preâmbulo deste.

Na semana passada o ator Robin williams em entrevista ao apresentador David Lettermam ironizou de maneira muito deselegante o Brasil quando comentava sobre a derrota de Chicago na escolha da cidade sede para olimpiadas de 2016 para o Rio de Janeiro. Associando o país à prostituição e às drogas.

Não faz muito tempo foi produzido nos EUA um filme chamado “turistas” em que os estrangeiros eram vítimas de roubo, prostituição, maus tratos, tráfico de órgãos por aqui em nossas terras. Os Simpsons, um desenho de grande sucesso em todo o mundo, em polêmico episódio sobre o nosso país também subestimou sobremaneira o Brasil.

A mim não surpreende que essa seja a visão que tenham do nosso país, aliás o que se pode esperar de um país em que o dinheiro público é tratado com desprezo ; em que a insegurança, a impunidade e a corrupção reinam soberanas; um país em que a polícia pode agir insolentemente contra estudantes e sindicalistas, ao passo que, branda e cortês contra corruptos e ricos traficantes; um país em que a propina é justificada às custas do panetone natalino dos pobres.

Assim sendo, espero, ao menos, que se reconheça que não são todos os brasileiros que comungam com a instituição da corrupção e da canalhice desmedida e, principalmente que, assim como em Nazaré os verdadeiros valores das pessoas de bem possam se erguer diante desse mar de imundice e revelar ao mundo o que temos de melhor.

0 comentários: