Padre Pedro visita José da Penha



Na minha adolescência conheci, mesmo que despretenciosamente, a teologia da libertação através do Padre Italiano Pietro Lapo que devido a dificuldade do modesto sertanejo em pronunciar seu nome ficou conhecido como Padre Pedro.

Sua combatividade, seu espírito forte e solidário, além de outros fatores foram papel decisivo na formação da minha opinião política.

Foi difícil de compreender o método daquele Padre, no ínicio não fazia sentido as missas com representações da nossa realidade; Os folhetos sob o título "como posso me calar", nos era estranho. Custou muito até a população de José da penha compreender o desiderato da filosofia do sacerdote.

Hoje, até mesmo os que combateram Padre Pedro reconhecem sua importância na história daquele município, sua preocupação com as injustiças, sua solidariedade e principalmente sua luta incessante em defesa dos humilhados.

Padre Pedro hoje está mais comedido,barba feita, cabelos brancos, porém ficará para sempre conhecido nos corações dos sensatos pela sua coragem de lutar.

Obrigado Pietro Lapo, por vir de tão longe, por deixar o conforto do teu país e dos teus familiares para chorar por aqueles que sofrem, para sofrer pelo filho de quem te recusou, para ser perseguido por quem te ignora nestas áridas e remotas terras brasileiras.

2 comentários:

Unknown disse...

grande homem. de longe veio para ajuDar os humildes. deus o. abençoe.

Unknown disse...

Um grande padre. Aprendi muito com ele. Sabia evangelizar.nos deixou um grande aprendizado.