Minha honra é inabalável.

Nunca escondi de ninguém as limitações que minha burrice me impõe, nunca imaginei que fosse digno de qualquer merecimento intelectual.

E assim como Sócrates, sempre me encontrei pequeno diante de tanto conhecimento que o mundo oferece, " Só sei que nada sei".

Para mim, nunca foi motivo de orgulho ser aprovado aqui ou ali, nisso ou naquilo; de ter lido tal ou qual autor; de saber de uma coisa ou de outra. Totalmente irrelevante para meu ego qualquer merecimento que alguém possa imaginar que eu tenha. Tudo que eu sei não é nada, haja vista o quanto me falta aprender.

A única coisa que me orgulha, que me eleva o brio e me enche o espírito de altivez é a minha honra e o meu caráter.

Não me causa nenhum constrangimento que me notem como um sujeito de curta inteligência, mas me causa grande mágoa quem duvida dos príncipios que aprendi a cultivar no seio da minha família, quais sejam, a dignidade, a probidade, a honestidade.

Em momento algum haverá vestígios para que duvidem da minha fé, não hesitarei em vigiar os preceitos básicos de minha honra, não vacilarei na defesa de meu caráter.

Destarte, o conceito que fazem sobre meus conhecimentos não tem a menor importância para mim, ao contrário do que pensam sobre minha autoridade moral. E quem imaginar em duvidar dela que tenha muita diligência na busca por indícios e que se desvie da má-fé. Tendo em vista que sou capaz de revirar até o mais obscuro grotão da terra, até o mais profundo oceano na defesa de minha dignidade.


3 comentários:

Gláuber disse...

Gostaria de saber o que inspirou tal postagem.

Clístenes Carlos disse...

Nossa, realmente, aconteceu algo?

Unknown disse...

Caro amigo Adriano, sou testemunha ocular da dignidade agregada a sua personalidade e coaduno a minha aversão a tua indignação, posto que não concepciono com tais ofensas. Lamento, sinto, mais quero reforçar a minha admiração por vc e renovar a minha gratidão a Deus por ter amigos como vc. QUERIA SER COMO VOCÊ...