Inscrições rupestres

As primeiras inscrições rupestres foram encontradas no sítio que recebeu o nome de Letreiro justamente por conta delas. Depois com o crescimento da população foram sendo descobertas novas inscrições no sítio Mucambo e Flechas.

Sobre isso escreveu o historiador Adolfo Paulino: "No serrote Letreiro, ou mais precisamente no riacho do mesmo nome, existiam até bem pouco tempo, inscrições rupestres também atribuídas aos índios. Em 1958, porém o Sr. Pedro Ferreira Fontes proprietário naquela região, na ingênua suposição de que poderia existir algum tesouro escondido sob as pedras, dinamitou-as, resultando daí a completa e irremediável destruição das mencionadas inscrições".

As inscrições rupestres nunca receberam os devidos cuidados que merecem por parte da população muito menos pelo poder público de José da Penha. No município nada se sabe sobre isso, nada se quer saber, porém este teimoso blog vem contar um pouco dessa história.

Os índios que habitavam a região eram os Panatis, Paiins e Icós. “De baixa estatura, cor acobreada, nariz grosso, rosto redondo e cabeça chata... Eram velozes no correr e atingiam a uma idade muito avançada”. ( Taunay, Afonso de E. 1930: 259). Sua cultura e costumes acabaram extintos do Rio Grande do Norte pela pata do boi, ou seja, já naquela época havia uma disputa de terras entre pecuaristas e produtores de cana-de-açúcar, que acabou empurrando os criadores de gado para o interior da capitania, habitat natural dos silvícolas.

Os nativos passaram a resistir ao avanço dos invasores sob suas terras, matando o gado ou dispersando os rebanhos. Os pecuaristas exigiram providências junto ao governo para conter a revolta dos gentios. Foi daí então que iniciou-se o irremediável massacre às populações primitivas que ocupavam o atual estado do Rio Grande do Norte e a ocupação de suas terras pela distribuição de sesmarias na região sertaneja, a partir daí foram assentadas as primeiras famílias na localidade compreendida atualmente como município de José da Penha.

0 comentários: