Acordos internacionais.
O Brasil é, com certeza, um dos países que mais assinam tratados e convenções internacionais. Todavia, também é um dos que mais descumpre esses acordos.
Um dos primeiros tratados inadimplidos pelo Brasil, ainda sob o domínio português foi o tratado de Tordesilhas, assinado entre Portugal e Espanha antes mesmo da descoberta oficial do Brasil.
O General Juan Antonio Pozzo escreveu sobre isso em sua obra Del Baron de Rio Branco al General Golbery de Couto. Neste livro, o general faz uma denúncia da vocação espansionista do Brasil.
" El tratado de tordesillas otorgó a portugal, más tarde Brasil, jurisdicción territorial sobre aproximadamente 2.400,000 kilómetros cuadrados...
A partir de entonces, Brasil, paulatinamente, a expensas de los territórios de sus demais vencinos suramericanos, logró expandir sus froteras hasta alcanzar en actualidad 8.547,404 Km cuadrados. solo Chile y ecuador no sufrieron restas territoriales por carecer de fronteras con él."
Os acordos internacionais ainda são muito frágeis diante da soberania dos países, não obstante, avançar no sentido de uma legislação geral, que seja capaz de submeter todos a uma ordem mundial é muito importante para conter as pretensões imperialistas, para consolidar a democracia e principalmete os direitos humanos.
0 comentários:
Postar um comentário