Advogado é doutor?

Há poucos dias, vasculhando o orkut, deparei-me com uma comunidade que acabou me despertando a curiosidade.

A comunidade levantava um certo preconceito sobre o tratamento dado aos advogados, para os criadores da página, advogado não é doutor.

Veio-me logo a pergunta: Se não é, por que todos usam?

Investigando a questão, obtive a ajuda de um nobre amigo que me apontou uma lei do tempo do império, mas que, ainda, está em vigor.

De acordo com a lei supracitada o título de doutor é conferido ao Bacharél de direito que se habilitar ao exercício da advocacia.

"Art. 9.º - Os que freqüentarem os cinco annos de qualquer dos Cursos, com approvação, conseguirão o gráo de Bachareis formados. Haverá tambem o grào de Doutor, que será conferido áquelles que se habilitarem som os requisitos que se especificarem nos Estatutos, que devem formar-se, e sò os que o obtiverem, poderão ser escolhidos para Lentes".

A norma diz que é necessário a condição de advogado e não mero bacharél, os estatutos citados no texto legal, correspondem ao que conhecemos como OAB.
Portanto por designação legal o advogado é sim intitulado de Doutor.


Candidatos

Está chegando a hora de votar, temos aqui dois projetos, dois bons candidatos, cada um com uma proposta diferente, porém, ambas importantes para o município.

As cartas estão na mesa e a sorte está lançada, não há mistério, basta escolher entre um e outro.

Um deles, já foi prefeito três vezes e é conhecido pela sua natureza serena, por ser uma pessoa acolhedora e por sempre tratar as pessoas com humildade.

O outro é um jovem prefeito, cheio de vontade e de espírito empreendedor, uma pessoa de personalidade forte, um audaz trabalhador, homem combativo, com garra e gana.

Nilton tem um projeto mais voltado para o lado humano, assistencial, que recepciona as pessoas diretamente, ouve as carências de quem o procura.

Leonardo tem um trabalho voltado para o progresso, para infra-estrutura, para o crescimento da cidade.

Apesar de ambos também contarem com uma lista de defeitos, o mais importante é que as qualidades superam os vícios e que qualquer um que venha a vencer o pleito representa muito bem os eleitores do município.

Portanto, não é difícil escolher, basta analisar qual desses projetos se assemelha mais com o que o eleitor entende sobre o que é melhor para Pau dos Ferros.

Boa sorte para meus leitores e para seus respectivos candidatos.

Pesquisa consult

A pesquisa foi realizada no dia 4 deste mês, com a coleta de 441 questionários e registrada na 40.ª Zona Eleitoral no último dia 5, sob número de protocolo 1.373/2008. A sondagem mantém uma margem de erro da ordem de 4,00%.

Fonte: o mossoroense.

Pesquisa Consult

Estão aí os números da pesquisa CONSULT, mais um tema tortuoso sobre o qual nosso blog se arrisca.

Leonardo Rego: 47,39%
Nilton Figueiredo: 46,03%

Os números da pesquisa estimulada apontam uma diferença considerável em relação às ultimas duas pesquisas START e PERFIL.

É claro que a metodologia utilizada por cada instituto pode acabar variando os resultados das intenções de voto. No entanto, é difícil imaginar que haja, por conta do método, uma diferença tão patente entre as pesquisas.

Analisando sob essa ótica, podemos fazer várias conjecturas e a primeira e mais fácil delas é que alguém vai errar feio.

Nos últimos dias, a campanha de Nilton Figueiredo respira em ares mais puros do que os conturbados de outrora, mas, é difícil imaginar que tenha crescido tão significativamente. Levando-nos a crer, que, se a consult estiver certa, nunca houve uma diferença tão grande, se estiver errada, não houve esse crescimento tão volumoso em favor de Nilton.

São essas as duas principais possibilidades, pode estar havendo um erro de um ou de alguns dos institutos de pesquisa. Vamos aguardar as próximas divulgações do START e do PERFIL para tentar estabilizar nossa combalida opinião.

0 comentários: