Candidato único

Tenho refletido sobre a grande quantidade de candidatos únicos em nossa região e cheguei a uma conclusão em relação aos três municípios que conheço que remam nos rios tranqüilos das disputas solitárias.

Inicialmente, citarei uma frase do senador Demóstenes torres sobre a confortável situação de Lula que alcançou 77% de aprovação popular segundo pesquisa CNT/sensus.

" Nas cidades, a oposição está surfando na onda do Lula. A oposição está acabando", diz.

Demóstenes está preocupado com o fim da oposição devido aos altos índices de aprovação do governo. Os candidatos oposicionistas tem feito elogios ao presidente, entre eles, Alckmim e Kassab.

A oposição das cidades de José da Penha, Major Sales e Luís Gomes, foram sufocadas pela alta popularidade de seus gestores, assim como está acontecendo com os adversários do governo federal.

O governo dos três municípios são bem avaliados pelos eleitores, o que impossibilitou as chances de qualquer candidato oposicionista.

Atenção, assistência e as obras implementadas por esses administradores podem ser apontados como a razão do sucesso junto aos eleitores assim como a falta de um adversário.

Socialismo

O socialismo é um sistema político que precede o comunismo, nesta fase o estado se apropria dos meios de produção em favor da massa trabalhadora. Seria a queda da burguesia, o sepultamento da mais-valia e da propriedade privada.

Apesar de acreditar nas boas intenções dos precursores do socialismo, não consigo vislumbrar seu sucesso, pelo menos não na conjuntura atual.

Há vários fatores que estorvam a concretização desse sistema sócio-político, entre eles, o fato de a acumulução e a propriedade privada serem inerentes à natureza humana. Uma ilustração bem feita disso está no livro A revolução dos bichos, do inglês George Orwell, que indica que os prazeres do capitalismo acabam sufocando qualquer revolução.

A equidade social não é uma pura e simples questão política, é muito mais uma questão de justiça que pode ser amenizada sem ser necessário a supressão de direitos fundamentais do cidadão como, por exemplo, a propriedade.

Portanto, o socialismo não é minha bandeira apesar de louvar seus supostos propósitos. Destarte. coaduno com Raul Seixas em sua clássica sabedoria: Querer o meu não é roubar o seu.

Leitores do blog

Tenho recebido constantemente sugestões e textos para postagens neste desprovido blog. Desta forma, para abrilhantar o nosso diário virtual criei essa sessão. E para iniciar, publico um breve e objetivo texto do meu grande amigo e odontólogo, Epitácio Fontes.

"Qual o papel dos vereadores?

O poder Legislativo no município é exercido pelos vereadores da cãmara municipal. Os vereadores representam os cidadãos e fazem as leis do município, que devem ser cumpridas por todos, inclusive, pelas empresas e pela própria prefeitura. É papel do vereador fiscalizar a atuação do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais e os atos de toda a administração municipal. Também é dever do vereador defender melhorias para o município nas áreas de saúde, educação, transporte,etc".



Breves observações sobre a campanha.

Tem me preocupado muito o momento atual da campanha pau-ferrense. Os ânimos estão exaltados e uma paixão fanática está tomando conta de parte do eleitorado.

Esse é um momento muito delicado e perigoso da disputa eleitoral, é preciso ter calma, assossegar o corações, respeitar o adversário e desarmar os espíritos.

Esse clima de revanchismo não é saudável à democracia, nosso pacato município não merece ser tratado dessa forma.

Os oradores devem usar o microfone para pedir paz, nunca para incentivar ou para aguçar os nervos dos eleitores.

0 comentários: