Pobres Ricos

Pra quem se preocupa com as boas relações sociais, com a tolerância e com o respeito entre as pessoas, certamente deve estar apreensivo com alguns fatos recorrentemente aflorados após as últimas eleições presidenciais.

Soninha Francine, Silas Malafaia, Jair Bolsonaro entre outros incentivaram o preconceito e o ódio guardado no coração de pessoas com sentimentos deprimentes e pobres de humanidade. Pior ainda, o fizeram, supostamente em nome da família e dos preceitos cristãos, assim como na marcha que culminou com a obscuridade da ditadura militar.

Encorajaram fascistas e neonazistas que agora deslizam suave disseminando os mais repugnantes preceitos que imperaram na rusticidade do medievo até que, lentamente, o iluminismo foi superando os mais mesquinhos conceitos de tirania e jugo do mais forte sobre o simples.

Ora que até um simples jogo de futebol tem emergido no podre coração da ignorância superior o mais terrível sentimento de desprezo pelo semelhante, uma vez que durante a final do campeonato carioca uma patricinha estudante de odontologia bradava no twitter seu nojo pelos pretos torcedores do Flamengo e a estelionatariazinha estudante de Direito em Minas Gerais afirmava que não atenderia ao chamado de uma pessoa negra porque podia se tratar de um assalto.

As gangues intolerantes de São Paulo perseguem com orgulho os nordestinos, os negros e os homossexuais na avenida Paulista, exibem suas páginas na web e convocam outros tolos para essa cruzada que iniciou-se na campanha capitaneada pela cruz da colonização empunhada pela mão de um "profeta" de Deus na terra.

O açoite do chicote no lombo do negro, o fogo ardente a queimar o índio, a humilhação ao simples nordestino preterido pelo seu país e a agressão a pobre empregada doméstica é que nos faz gritar "Eli, Eli, lamá sabactani". Enquanto Jesus que tanto amou e pregou a tolerância e a paz é usado como justificativa da ira prepotente de uma elite hipócrita, covarde, gananciosa, arrogante, mesquinha. Porém resta-nos seu conforto em um de seus mais clássicos ensinamentos, o Sermão da montanha:

"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de Mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós".