Falta de atualização

Pedimos desculpas a nossos leitores, já que estamos impossibilitados de atualizar o blog durante esta semana.

Voltameros no sábado com a graça de Deus.
Taboleiro Grande

Foi na região onde hoje está localizado o município de Taboleiro Grande, na chamada ribeira do
Apodi, que teve início uma povoação, na metade do século XVIII. Era uma época em que se vivia com a presença indígena e a implantação de fazendas para criação de gado.

Ao receber a concessão das terras da Data dos Morros, no ano de 1733, o Sargento-Mor Bento
Fernandes Lima deu início a um povoamento que mais tarde chamou-se Taboleiro Grande. Logo
depois essas terras foram unificadas, transformando-se numa grande propriedade voltada para as atividades pastoris.

O povoado teve crescimento lento e sua atuação econômica se limitava a presença de fazendas
de criação de gado. O povoado demorou muito a conquistar sua emancipação política e foi no dia 26 de dezembro de 1963, através da Lei nº 3.020 que Taboleiro Grande desmembrou-se de Rodolfo Fernandes e tornou-se um município Potiguar.

Este breve histórico do município em tela é muito pequeno diante da grandeza do seu povo, Taboleiro Grande é uma cidade que enche de orgulho os seus munícipes pela sua organização, história, personalidade política, pelo empreendedorismo dos seus cidadãos, que transformam-a em um lugar com uma excelente qualidade de vida.

Taboleiro Grande se diferencia de parte das cidades com sua proporcionalidade geográfica, seu povo é forte, suas terras são férteis, seus administradores respeitam as pessoas e fazem de Taboleiro Grande um municipio prazeroso e proeminente.


Sessão poesia popular

Já me disseram até
quem serve de testemunha
que é maior do que a unha
que é menor do que o pé
me perguntaram, onde é?
fica longe da goela
fica acima da canela
fica abaixo da cintura
a mulher tem a fechadura
que toda chave dá nela.
Um aliado desalinhado

Na sabedoria infinita de minha tenra avó, sempre ouvi adágios simples, porém, tão precisos quanto um corte cirúgico. Entre eles, o célebre ditado " quanto mais cabra, mais cabrito".

Na seara política, a soma de votos é sempre salutar ao candidato. Porém, um aliado pode causar, algumas vezes, dores de cabeça ao pleiteante.

O apoio de José Agripino à candidata Micarla Souza (PV) tem feito os adversários se empenharem com muita intensidade pela derrocada do grupo oposicionista.

Esse apoio pode custar um altercado segundo turno, com grande interesse do presidente Lula, pondo em risco a outrora tranqüila candidatura verde.

Uma razão para violência

O primeiro relato de violência que temos notícias remete-nos aos primórdios da humanidade. O famigerado Caim, desobedeceu a Deus e culpou Abel pela ira de Deus contra ele e quando estavam no campo atacou seu irmão até a sua dolorosa morte.

No âmago do problema podemos encontrar diversos fatores que contribuem para a sua contemporânea proliferação, entre eles, o qual trataremos a seguir.

O estado é o responsável pela tutela dos valores essenciais ao harmônico convívio entre os homens, protegendo os direitos fundamentais à existencia social.

Assim, quando um desses direitos é violado, cabe ao estado agir prontamente impondo coima ao agente transgressor do mandamento legal, clarividenciando o valor que o protetor do corpo social confere às suas normas.

Quando age rápido e com impetuosidade, transpassa a sensação de que, realmente, protege e dá méritos ao bem jurídico ofendido. Todavia, quando é omisso, moroso e inábil, revela-se a pouca importância que o estado consagra a tais valores.

Neste diapasão, é fácil perceber o porquê as delegacias, presídios, as demais intituições carcerárias e os centros de recuperação do menor e até escolas e hospitais não são muito bem valorizados pelo estado, ao contrário do que acontece com os orgãos de fiscalização tributárias que são sempre bem equipados, estruturados, confortáveis e com servidores bem remunerados.



Cimento

Lendo no blog do Jean Carlos sobre uma carrada de cimento apreendida pela polícia em Pau dos Ferros, lembrei-me de um verso feito em uma eleição pretérita sobre um caso análogo ocorrido em uma cidade vizinha.

Já faz tempo que preciso
fazer um puxadinho
mas o dinheiro curtinho
tem me deixado indeciso
É que ando sempre liso
sem muito contentamento
mas sem arrependimento
fiz negócio bem tramado
e meu voto foi trocado
em dez sacos de cimento

Mas pobre é bicho sem norte
veja o que aconteceu
a polícia apareceu
pra confirmar a má sorte
e assim se deu a morte
daquele triste puxado
e eu sem sorte, coitado
cultivando a minha dor
espero um vereador
pra ver se sobra um trocado.

Pantanal: A “novela” da Vida Real.



O canal de televisão SBT está retransmitindo uma das novelas que mais marcaram época, Pantanal, posto que toda a sua trama travara-se em um dos cenários mais típicos e bonitos do Brasil, acenando para a sua preservação e exploração sustentável – o Pantanal.
Dentre as suas estórias, há uma em especial enredada pelos personagens Tenório, casado com Dona Maria, a bruaca, e Zuleica, sua amante, que revela um fato corriqueiro na sociedade moderna, o triangulo amoroso. Como Tenório é casado civilmente com Maria Bruaca, a sua convivência com Zuleica, inclusive com filhos, tipifica a figura do concubinato, nos termos do artigo 1.727 do Código Civil.
Todavia, a questão meritória a ser enfocada não alude à existência de relações extraconjugais, sua classificação e\ou tratamento jurídico dispensado, e sim versa sobre a questão da dependência para fins previdenciários, ou seja, se no caso em comento, hodiernamente, Tenório vier a falecer, Zuleica será considerada como dependente do mesmo, tendo direito a uma quota na pensão previdenciária ou será desconsiderada, pois tal relacionamento é inibido pela legislação civil.
Nos termos postos pela Lei n.º 8.213/91, que regula a concessão de benefícios, especificamente em seu artigo 16, § 3º, seria devida a pensão por morte a Zuleica, haja vista, a norma alhures exigir que ela não seja casada, não existindo nenhuma vedação atinente ao estado civil do instituidor.
Deste modo, a novela enfoca a um fato, até certo ponto, normal e comum atualmente, que graças ao caráter protetivo das normas previdenciárias, que estendeu guarida àquela rotulada como concubina, destaca situações que outrora provocava injustos tratamentos jurídicos não mais toleráveis, sendo acatadas no seio da disciplina social com vistas a evitar desigualdades que atinjam sujeitos em situações isonômicas nos termos do caput do artigo 5º, primeira parte, da Carta de 1988.



Marciel Sales é contador, servidor público, acadêmico de direito da UFCG e ainda escreve toda semana para este blog.
Leitores do blog

I- Entre as pessoas que perdem tempo acessando este blog está o matemático Iran Almeida, uma verdadeira enciclopédia viva, explica-nos ele que o exemplo que utilizamos em relação ao IBOPE foi impróprio.

Para melhor compreensão envia-nos um modelo pertinente:

Amos..... 301........... percent... Truncam.... Arred.
Can. A.... 175.............. 58,13953........... 58................. 58
Can. B...... 98.............. 32,55814............ 32................ 33
Bra/Nu.... 17................. 5,64784............. 5................... 6
Inde.......... 11................ 3,65449.............. 3.................. 4
Resulta..................................................98%........... 101%


II- Emerson Balduino, desde a promissora cidade de Mossoró, lembra-nos da proeminente Tabuleiro Grande. Próxima semana publicaremos sobre aquele agradável lugar.

III- Marciel Sales, homem de idéias fecundas, principal colaborador deste diário pouco provido de qualidade, acaba de contribuir para o enriquecimento da nossa página com um relevante texto, porém, publicaremos somente amanhã.
O suplício

Quando os homens convencionaram a vida em sociedade, abriram mão de parte da sua liberdade em favor do estado.

Nesse contrato social ficou estabelecido que o estado poderia privar a liberdade das pessoas que violassem as normas criadas para o harmônico convívio entre os homens.

As infrações devem ser seguidas de penalidades, todavia, é preciso ter bem fundado o limite dessas penas. Tudo que ultrapassar o necessário é abusivo.

Torturas, humilhações, celas super lotadas e condições insalubres são inadimissíveis.

Os gritos que ecoam das frias paredes de nossos calabouços devem alertar as pessoas sensatas sobre a condição de ser humano dos que gemem nos porões do sofrimento.

Ou seja, aqueles são, antes de bandidos, seres humanos.

Pesquisa IBOPE

Muita gente anda contestando a pesqisa IBOPE pelo fato de a soma dos percentuais ultrapassar os 100%.

Na verdade, quem conhece um pouco de estatística sabe que é comum arrendondar os números, evitando as vírgulas e as frações.

Assim, por exemplo, um valor de 0,85% pode ser convertido em 1%.
Candidato único

Tenho refletido sobre a grande quantidade de candidatos únicos em nossa região e cheguei a uma conclusão em relação aos três municípios que conheço que remam nos rios tranqüilos das disputas solitárias.

Inicialmente, citarei uma frase do senador Demóstenes torres sobre a confortável situação de Lula que alcançou 77% de aprovação popular segundo pesquisa CNT/sensus.

" Nas cidades, a oposição está surfando na onda do Lula. A oposição está acabando", diz.

Demóstenes está preocupado com o fim da oposição devido aos altos índices de aprovação do governo. Os candidatos oposicionistas tem feito elogios ao presidente, entre eles, Alckmim e Kassab.

A oposição das cidades de José da Penha, Major Sales e Luís Gomes, foram sufocadas pela alta popularidade de seus gestores, assim como está acontecendo com os adversários do governo federal.

O governo dos três municípios são bem avaliados pelos eleitores, o que impossibilitou as chances de qualquer candidato oposicionista.

Atenção, assistência e as obras implementadas por esses administradores podem ser apontados como a razão do sucesso junto aos eleitores assim como a falta de um adversário.

Socialismo

O socialismo é um sistema político que precede o comunismo, nesta fase o estado se apropria dos meios de produção em favor da massa trabalhadora. Seria a queda da burguesia, o sepultamento da mais-valia e da propriedade privada.

Apesar de acreditar nas boas intenções dos precursores do socialismo, não consigo vislumbrar seu sucesso, pelo menos não na conjuntura atual.

Há vários fatores que estorvam a concretização desse sistema sócio-político, entre eles, o fato de a acumulução e a propriedade privada serem inerentes à natureza humana. Uma ilustração bem feita disso está no livro A revolução dos bichos, do inglês George Orwell, que indica que os prazeres do capitalismo acabam sufocando qualquer revolução.

A equidade social não é uma pura e simples questão política, é muito mais uma questão de justiça que pode ser amenizada sem ser necessário a supressão de direitos fundamentais do cidadão como, por exemplo, a propriedade.

Portanto, o socialismo não é minha bandeira apesar de louvar seus supostos propósitos. Destarte. coaduno com Raul Seixas em sua clássica sabedoria: Querer o meu não é roubar o seu.

Leitores do blog

Tenho recebido constantemente sugestões e textos para postagens neste desprovido blog. Desta forma, para abrilhantar o nosso diário virtual criei essa sessão. E para iniciar, publico um breve e objetivo texto do meu grande amigo e odontólogo, Epitácio Fontes.

"Qual o papel dos vereadores?

O poder Legislativo no município é exercido pelos vereadores da cãmara municipal. Os vereadores representam os cidadãos e fazem as leis do município, que devem ser cumpridas por todos, inclusive, pelas empresas e pela própria prefeitura. É papel do vereador fiscalizar a atuação do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais e os atos de toda a administração municipal. Também é dever do vereador defender melhorias para o município nas áreas de saúde, educação, transporte,etc".



Breves observações sobre a campanha.

Tem me preocupado muito o momento atual da campanha pau-ferrense. Os ânimos estão exaltados e uma paixão fanática está tomando conta de parte do eleitorado.

Esse é um momento muito delicado e perigoso da disputa eleitoral, é preciso ter calma, assossegar o corações, respeitar o adversário e desarmar os espíritos.

Esse clima de revanchismo não é saudável à democracia, nosso pacato município não merece ser tratado dessa forma.

Os oradores devem usar o microfone para pedir paz, nunca para incentivar ou para aguçar os nervos dos eleitores.
Frase

“A invasão e ocupação do Iraque pelos EUA é uma guerra de Deus". Sarah Palin, candidata a vice na chapa de Jonh McCain.

Por falar nisso, observem como os enviados de Deus ao Iraque tratam os subjugados: http://worldopinion.multiply.com/video/item/125


Grampos e imprensa

Muito tem me preocupado o fato de a imprensa está dando tanta ênfase aos grampos e esquecendo os contéudos deles.

A quem interessa essa satanização da ABIN e da Polícia Federal?

É bom refletir sobre isso antes de imaginar que a inquietação de parte da imprensa, seja , de fato, com o estado democrático de direito.

Lula em Natal

Na noite de ontem em Natal, Lula fez um discurso hostil aos adversários de Fátima Bezerra. Atacou duramente o senador José Agripino e Micarla de Souza “Se a adversária de Fátima fosse uma pessoa boa ela estaria aqui com a gente e não do outro lado, com o DEM”. Alfinetou o presidente.

Poesia

Com o advento da revolução industrial, as relações comerciais se intensificaram de tal forma que, atualmente, até mesmo os bens mais íntimos e afetivos passaram a servir ao mercado. Para confirmar essa verdade publicamos várias notícias de mulheres vendendo a virgindade, trocando a genitália ou até mesmo apostando-a.

Mercado globalizado
produção em alta escala
informação feito bala
tudo personalizado
monopólio sem cuidado
truste de toda maneira
especulação financeira
consumidor o palhaço
hoje encontro até cabaço
vendendo na prateleira

Cuidado com a Quarta Frota!

A quarta frota foi criada no ano de 1943 com a intenção de combater a ameaça nazista no Atlântico Sul e foi desmobilizada em 1950. É uma divisão da Marinha dos EUA responsável por operações no Caribe, América Central e do Sul.

Em julho, Os Estados Unidos reativaram a quarta frota logo após o Brasil anunciar a descoberta da camada pré-sal.

O governo brasileiro desconfiado das intenções dos norte-americanos está preparando a marinha para proteger as reservas de petróleo do país.

Durante a inauguração da plataforma P-53 em Rio Grande - RS, o presidente Lula afirmou:

"A Marinha joga um papel importante para proteger o nosso pré-sal, porque os homens [os norte-americanos] já estão aí com a Quarta Frota, quase que em cima do pré-sal".

O ministro da defesa, Nelson Jobim, já declarou que não permitirá que a quarta frota navegue pelo litoral brasileiro.

Os mares tranquilos pelos quais o Brasil atravessa pode não durar muito tempo.
José da Penha III

Muito tenho sido indagado acerca das publicações que versam sobre a cidade aonde se encontra o meu humilde berço.

Muitos não compreenderam o teor do meu singelo comentário. Para dirimir as dúvidas sobre tudo o que publiquei, peço licença aos meus distintos leitores para explicar o caso.

Há poucos dias, fiquei sabendo que meu nome havia sido citado nos recadinhos do blog de José da Penha ( www.josedapenhajp.blogspot.com ), a princípio não dei muita atenção ao ocorrido, porém passei a vigiar diariamente o blog em tela. Até que no dia 16 por volta das 18:22, alguém voltou a sugerir que eu estaria escrevendo no mural.

Naquele exato momento, haviam duas pessoas conectadas ao blog. Amanhã volto com o assunto.


Mais uma

Agora foi a vez da sapiente e ilibada figura do patuense Iran Almeida me enviar um texto colhido do do site G1 sobre um produto que está se banalizando no mercado. Observemos Abaixo.

"Parece que virou moda. Depois da divulgação do caso estudante americana de 22 ano que anunciou estar leiloando sua virgindade, a modelo italiana Raffaele Fico resolveu vender sua "primeira vez" por um milhão de euros, o equivalente a R$ 2,6 milhões.

Raffaele, que ganhou destaque ao participar da última edição do programa Big Brother na TV italiana, disse que precisa do dinheiro para comprar um apartamento e pagar aulas de atuação. Depois de estrear na televisão em um reality show, a beldade quer virar atriz.

"Estou ansiosa para saber quem é que vai arrumar o dinheiro para me levar para a cama. Eu não sei o que é sexo, nunca fiz", diz a modelo, que jura que jamais namorou. "Mas também, caso eu não goste [da primeira vez], vou tomar uma taça de vinho e esquecer." "Ela é devota, e reza todas as noites", conta a mãe de Raffaele, em entrevista à revista italiana Chi".

Fonte: G1



Rapidinhas


I-A campanha de Nilton Figueiredo ganhará um reforço extra. O candidato oposicionista se encontrará amanhã com o presidente Lula que deverá gravar um depoimento em favor de Nilton.

II- Ontem, os dois candidatos a prefeito de Pau dos Ferros estiveram frente a frente em reunião com o juiz eleitoral da 40° zona. Ficou acertado que as duas coligações não podem mais fazer manifestações no mesmo dia. Daí surgiu uma incerteza, ambos queriam finalizar suas movimentações no dia 2 de outubro, porém o magistrado não aceitou. A solução foi fazer um sorteio para acabar a dúvida.

III- O juiz escreveu o número um e o dois em papéis diferentes e pediu para cada candidato escolher um dos papéis. Os números selecionados corresponderiam ao dia da manifestação das coligações.
A sorte inclinou-se para o lado de Nilton Figueiredo que tirou o papel com o dois.

IV- Na mesma reunião foi determinado um toque de recolher, nenhum candidato pode ser visto depois da meia noite fazendo campanha.

V- Para fiscalizar os candidatos cada coligação poderá cadastrar 15 motos que observarão o adversário das 12 até as 6 da manhã.
O lugar onde vivemos

O texto abaixo é, sem dúvidas, um dos mais requintados que já tive o prazer de ler. Não podia mesmo ser diferente, já que foi produzido por um dos mais notáveis cidadãos de Pau dos Ferros, Marciel Sales; O contabilista, acadêmico, respeitado servidor público, homem de fé, dedicado pai de família, dono de uma eminente sapiência e de um apurado senso de humor, entre outras qualidades. segue o artigo:


A historiografia oficial revela que o ser humano, mesmo nômade, sempre buscou um bom lugar para montar seus acampamentos, com abundancia de recursos e que ofertasse aos seus consortes garantia de bem-estar. Neste diapasão e na busca por tal objetivo os legisladores de todo o mundo debruçaram-se neste mister, inserindo dispositivos que disciplinam a convivência, impõem deveres de cordialidade e regram, até mesmo, as posturas urbanísticas, tudo com vistas a tornar cada vez melhor o lugar onde vivemos – a cidade.
No caso brasileiro, o próprio constituinte originário se encarregou de postular as diretrizes gerais de desenvolvimento urbano, destacando o papel das funções sociais engendradas pelas cidades
[1]. O Município, composto pela cidade e a zona não-urbana, como que denominam o doutrinadores contemporâneos [2], fora elevado a condição de ente político, juntamente com a União, Estados e Distrito Federal, com plena autonomia política e governo municipal independente, responsável pela execução da política de desenvolvimento urbano, revela, a priori, o objetivo “ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes”.
As políticas públicas promovidas pelos entes políticos, principalmente a União, que por força da Carta de 1988 concentrou, proporcionalmente, a grande maioria das fontes de receitas públicas, apontam para a valorização dos serviços públicos prestados nas cidades, fato este perfeitamente aferível pela tendência descentralizadora dos sistemas de Saúde, Assistência Social.
É a cidade o foco das convivências, o centro do desbravamento tecnológico, da evolução cientifica e, por pressuposto lógico, o lugar onde se fixa a residência, se consolida as famílias e se investe em melhores perspectivas e expectativas de vida e sobrevida, respectivamente.
A cidade deve ser um bom lugar pra se viver, criar e educar os filhos, posto que é o lugar onde vivemos. Pensando nisto, o legislador ordinário criou o “Estatuto da Cidade” (cidade, no singular), com fulcro nas disposições constitucionais alhures citadas, almejando alcançar os administradores locais na conduta da gestão das cidades, empenhando esforços em garantia do direito a cidades sustentáveis, gestão democrática, enfim, garantir o bem-estar de seus habitantes.

Marciel Antonio de Sales
Especialista em gestão Pública Municipal
[1] Art. 182 da CF de 1988.
[2] Nelson Nery Costa. Direito Municipal Brasileiro: 2005.


José da Penha II

O anonimato é uma conduta vilipendiosa e covarde, é um terrorismo em que o acusado não tem condições de ser defender. Tanto é que a norma ápice desse país veda-o.

Essa prática não condiz com minha honra, o que penso não escondo de ninguém, sou muito homem para assumir minhas convicções.

Pouco me interessa o que se passa em José da Penha, salvo os fortes e firmes laços familiares que naquele lugar se conserva, além dos amigos que, na verdade, com muito prazer abrigo em meu coração.

Todavia, esquecem os inescrupolosos que agem dessa forma que existem mecanismos para rastrêa-los. O editor do blog que aceita esse tipo de mensagem deve dispor de tais mecanismos, sob pena de ser responsabilizado se, de alguma forma, não for possível descobrir o agressor.


José da Penha

Desde que comecei a editar este blog nunca me referi ao lugar aonde tenho enfincado as minhas mais profundas raizes.

Ultimamente, quase não vou ao meu torrão, vivo dedicado ao meu trabalho, minha família e meus estudos.

Mesmo assim, devido à localização do meu trabalho muitas notícias me chegam através de amigos com os quais mantenho contato diariamente.

Devido à distância que tenho cultivado, principalmente, por conta do meu escasso tempo, se tornou, para mim, irrelevantes as notícias que tenho acerca daquela povoação.

Tanto faz quem seja o candidato, quantos serão os vereadores, se vai ter isso ou aquilo. Nada disso me é importante.

Porém existem pessoas que pensam ao contrário, e acreditam que eu posso dispor do meu precioso tempo em recadinhos de blogs.

Ainda volto com esse assunto.

Cada uma ...

O nosso blog, vez por outra, recebe algumas dicas, sugestões e críticas dos nossos conceituados leitores.

Agora, foi a vez do nosso amigo Epitácio Fontes sugerir uma postagem bastante curiosa, ei-la parcialmente abaixo:

A estudante de San Diego, Califórnia, que usa o pseudômino de Natalie Dylan por “motivos de segurança”, afirmou que não enfrentou dilemas morais com sua decisão. Mas poucos blogueiros a apoiaram e alguns suspeitam de suas intenções.
“Não acho que leiloar minha virgindade irá resolver todos os meus problemas”, disse ela no programa de televisão “The Insider”, na quarta-feira (10). “Mas irá dar alguma estabilidade financeira. Estou pronta para controvérsia, sei o que virá por aí. Estou pronta para isso”.
“Vivemos numa sociedade capitalista. Por que eu não posso ganhar com a minha virgindade?”, acrescentou.
A mulher, que recebeu diploma de graduação em estudos femininos e agora quer fazer um mestrado em terapia familiar e de casal, espera que as ofertas cheguem a US$ 1 milhão.


Que coisa! Definitivamente, buceta entrou para o mercado como um produto banal. Há poucos dias, li sobre um caso parecido aqui no Brasil, uma moça está fechando contrato com uma produtora de vídeo para perder a suposta virgindade nas telinhas. Além, é claro, daquele caso da mulher que apostou as suas partes sexuais em um candidato a prefeito aqui em Pau dos Ferros.
No link logo abaixo é possível ter uma idéia de como se deu o confronto entre eleitores de Nilton Figueirêdo e de Leonardo Rêgo. Assistam aí e tirem suas próprias conclusões sobre o caso.

http://br.youtube.com/watch?v=2Niwcr-wZkY
Blogs que valem a pena acessar II

O blog do tio colorau (http://www.tiocoloral.zip.net/ ) é sempre atualizado, nele, podemos encontrar, notícias sobre política, dicas sobre filmes, comportamento, esportes e muito mais. Seus textos são bem politizados, críticos e inteligentes. As duas fotos a seguir foram extraídas do tal blog




Frases de Gandhi
"Os olhos, os ouvidos e a língua vêm antes da mão. Ler vem antes de escrever e desenhar antes de traçar as letras do alfabeto”. Gandhi




Medo

Os irmãos de Davi, encontravam-se defendendo o exército de Israel e o seu pai angustiado sem notícias dos filhos enviou-o ao campo de batalha para levar comida e trazer informações sobre seus irmãos.

Ao chegar no local do conflito, o pequeno Hebreu, percebeu o seu exército humilhado, exausto, angustiado, assustado com a força de um combatente inimigo.

O soldado que amedrontava as tropas de Israel chamava-se Golias, era humanamente impossível uma pessoa normal vencê-lo.

Da colina, Davi ouviu o desafio de Golias.

Davi expeliu seus medos e voltou seu coração para Deus, pediu permissão a Saul para lutar contra o gigante.

Saul não acreditou que aquele garoto tão frágil tivesse condições de enfrentar o mais temido guerreiro.

Porém, diante da insistência, permitiu que se realizasse o combate. Golias tinha um escudo e uma poderosa espada, Davi tinha cinco pedras, uma funda, uma confiança e fé admirável.

Isso foi o suficiente para que tombasse diante de Israel o mais poderoso exército daquela época.

A fé é uma força capaz de transpor qualquer obstáculo, o medo não pode subjugar a nossa confiança.

A vitória está logo após a muralha.
Resultado

Confirmou-se a queda da vantagem que Leonardo tinha sobre Nilton Figueiredo o blog do Márcio costa já tem os números, vamos reproduzí-los aqui.

Intenção de voto espontãneo
Leonardo Rego 51,3 %
Nilton Figueiredo 39,9 %

Intenção de voto estimulada
Leonardo Rego 54,2 %
Nilton Figueiredo 43,5 %



campanha

É um típico clássico de futebol. O time vermelho começou sufocando o adversário até que fez um gol, estava jogando bem, administrando com elegância o meio de campo, saindo pelas laterais, uma zaga poderosa e um atacante que joga com maestria.

Até que um contra-ataque inesperado do outro time acabou dando ânimo ao adversário, que partiu para cima em um tudo ou nada emocionante.

O time vermelho estava despreocupado, não acreditava mais na reação do adversário e acabou surpreendido, ficou sem saber o que fazer diante da inacreditável força buscada pelo adversário no segundo tempo.

O time tricolor está em cima do adversário, jogando com o coração na ponta da chuteira, em busca de, pelo menos, um empate nos últimos minutos do certame.

O time vermelho é experiente, apesar do fato inesperado, sabe jogar futebol, recuou o meio de campo diante da vontade do inimigo, porém sabe que pode pegar a defesa do tricolor desprevenida a qualquer momento.

Assim, aguardemos o final do jogo, pois como diria um cronista esportivo: O jogo só acaba quando termina.
Fraude eleitoral?

Em minha caixa de mensagens, recebo o seguinte email:

O município de Severiano Melo, no interior do Rio Grande do Norte, é o primeiro da lista. A cidade de 5.728 habitantes tem 7.162 eleitores aptos a votar em 2008. O eleitorado do município é 25% maior que a estimativa populacional, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última semana.

Há de se ressaltar, porém, que o conceito de domicílio eleitoral é bastante amplo, até laços afetivos podem servir de justificativa para inscrição da pessoa no cartório eleitoral de determinado município.

Mesmo assim, o caso de Severiano Melo, merece ser observado. Há um exagero no número de eleitores daquele provinciano município. Pode estar havendo algum tipo de fraude.

Blogs que valem a pena acessar

O blog do Protógenes Queiroz é singular. Ele usa poesia em suas publicações para expressar seus sentimentos, para denunciar, para envolver o leitor.

Do blog citado, ( www.blogdoprotogenes.com.br ) extraimos esse belo poema:

Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.

Maiakóvski

Rapidinhas

I - O jornalista Franklin Jorge, faz, em seu blog, pesadas denúnias contra o ex-prefeito Nilton Figueiredo.

Fiquei impressionado com o conteúdo do blog em tela, principalmente um texto sob o título, As farras de Dr. Nilton. o link é: http://www.franklinjorge.com/blog/

II -
Advogado é doutor?

Há poucos dias, vasculhando o orkut, deparei-me com uma comunidade que acabou me despertando a curiosidade.

A comunidade levantava um certo preconceito sobre o tratamento dado aos advogados, para os criadores da página, advogado não é doutor.

Veio-me logo a pergunta: Se não é, por que todos usam?

Investigando a questão, obtive a ajuda de um nobre amigo que me apontou uma lei do tempo do império, mas que, ainda, está em vigor.

De acordo com a lei supracitada o título de doutor é conferido ao Bacharél de direito que se habilitar ao exercício da advocacia.

"Art. 9.º - Os que freqüentarem os cinco annos de qualquer dos Cursos, com approvação, conseguirão o gráo de Bachareis formados. Haverá tambem o grào de Doutor, que será conferido áquelles que se habilitarem som os requisitos que se especificarem nos Estatutos, que devem formar-se, e sò os que o obtiverem, poderão ser escolhidos para Lentes".

A norma diz que é necessário a condição de advogado e não mero bacharél, os estatutos citados no texto legal, correspondem ao que conhecemos como OAB.
Portanto por designação legal o advogado é sim intitulado de Doutor.


Candidatos

Está chegando a hora de votar, temos aqui dois projetos, dois bons candidatos, cada um com uma proposta diferente, porém, ambas importantes para o município.

As cartas estão na mesa e a sorte está lançada, não há mistério, basta escolher entre um e outro.

Um deles, já foi prefeito três vezes e é conhecido pela sua natureza serena, por ser uma pessoa acolhedora e por sempre tratar as pessoas com humildade.

O outro é um jovem prefeito, cheio de vontade e de espírito empreendedor, uma pessoa de personalidade forte, um audaz trabalhador, homem combativo, com garra e gana.

Nilton tem um projeto mais voltado para o lado humano, assistencial, que recepciona as pessoas diretamente, ouve as carências de quem o procura.

Leonardo tem um trabalho voltado para o progresso, para infra-estrutura, para o crescimento da cidade.

Apesar de ambos também contarem com uma lista de defeitos, o mais importante é que as qualidades superam os vícios e que qualquer um que venha a vencer o pleito representa muito bem os eleitores do município.

Portanto, não é difícil escolher, basta analisar qual desses projetos se assemelha mais com o que o eleitor entende sobre o que é melhor para Pau dos Ferros.

Boa sorte para meus leitores e para seus respectivos candidatos.

Pesquisa consult

A pesquisa foi realizada no dia 4 deste mês, com a coleta de 441 questionários e registrada na 40.ª Zona Eleitoral no último dia 5, sob número de protocolo 1.373/2008. A sondagem mantém uma margem de erro da ordem de 4,00%.

Fonte: o mossoroense.

Pesquisa Consult

Estão aí os números da pesquisa CONSULT, mais um tema tortuoso sobre o qual nosso blog se arrisca.

Leonardo Rego: 47,39%
Nilton Figueiredo: 46,03%

Os números da pesquisa estimulada apontam uma diferença considerável em relação às ultimas duas pesquisas START e PERFIL.

É claro que a metodologia utilizada por cada instituto pode acabar variando os resultados das intenções de voto. No entanto, é difícil imaginar que haja, por conta do método, uma diferença tão patente entre as pesquisas.

Analisando sob essa ótica, podemos fazer várias conjecturas e a primeira e mais fácil delas é que alguém vai errar feio.

Nos últimos dias, a campanha de Nilton Figueiredo respira em ares mais puros do que os conturbados de outrora, mas, é difícil imaginar que tenha crescido tão significativamente. Levando-nos a crer, que, se a consult estiver certa, nunca houve uma diferença tão grande, se estiver errada, não houve esse crescimento tão volumoso em favor de Nilton.

São essas as duas principais possibilidades, pode estar havendo um erro de um ou de alguns dos institutos de pesquisa. Vamos aguardar as próximas divulgações do START e do PERFIL para tentar estabilizar nossa combalida opinião.
Nostalgia

Na gênese deste ignorado blog, quando quase não havia quem se aventurasse por essa tormentosa página, alguns textos foram produzidos com muito esmero, sendo que os novos leitores não tiveram o desinteressante prazer de acompanhá-los.

Assim sendo, vamos aproveitar o nosso insuficiente tempo para reproduzí-los até que as postagens do blog se normalizem.

I
O direito brasileiro é oriundo do romano, tal direto era baseado principalmente nos costumes, viviam sujeitos ao humor dos pretores. Cansados, os plebeus exigiram leis escritas, normas publicadas e afixadas para que todos soubessem e que as penas fossem aplicadas com conhecimento prévio de todos. Daí surgiu a famosa lei das XII tábuas. Muito tem se discutido atualmente acerca da aplicação do direito. Pode o direito ser aplicado genericamente pelo juiz? podem os principios constitucionais sujeitos a interpretação subjetiva do juiz ser a fonte primordial do direito? pode a jurisdição enfraquecer a vontade legislativa? Sobre este tema muito difícil dedicarei esta singela postagem.O marquês de Beccaria publicou em 1764 a obra dos delitos e das penas insurgindo-se entre outras coisas contra a possibilidade de o juiz instituir a pena que bem entender:"nada mais perigoso do que o axioma comum de que é preciso consultar o espirito das leis. veriamos, assim, a sorte de um cidadão mudar a face ao passar de um tribunal para outro, e a vida dos infelizes estaria à mercer de um falso raciocínio ou mau humor de um juiz".
Pode ser perigoso deixar sem critério a liberdade de decisão do juiz, algum ocupante da magistratura pode não estar preparado suficientemente ao ponto de se achar um semideus, como aconteceu há poucos meses em uma sentença proferida por uma juiza paraibana:

a liberdade de decisão e a consciência interior situam o juiz dentro do mundo, em um lugar especial que o converte em um ser absoluto e incomparavelmente superior a qualquer outro ser material”.

Não obstante, a lei escrita é também carregada de preconceito já que elaborada pelos legisladores podem conter em seu DNA a personalidade de quem a produziu, como brilhantemente explica Montesquieu em seu livro do espirito das leis:

"as leis encontram em seu caminho as paixões dos legisladores. algumas vezes. elas passam através deles e tingem-se com suas cores; outras vezes ficam juntos deles e a eles se incorporam".

É sem dúvida muito dificil encontrar um ponto de equilibrio. São Paulo disse certa vez que a letra mata e o espirito vivifica. outro ponto contrário ao formalismo kelseniano que posso citar para ilustrar essa simples exposição ocorreu na região do alto oeste potiguar quando uma juiza negou pedido do ministério público para exonerar familiares de prefeitos desta região por não encontrar no ordenamento texto expresso que condene a pratica do nepotismo.
Quando os principios constitucionais da moralidade e da impessolidade são tão clarividentes o que se deve fazer? será mais justo a supremacia jurisdicional ou a anulação da aplicação genérica da lei? quem souber a resposta será indicado ao prêmio nobel da paz.

II

Quanto a minha ignorância gramatical destaco Luiz Fernando Veríssimo para me defender.

"repetidas algumas regras básicas de gramática, para evitar os vexames mais gritantes, as outras são dispensáveis. A sintaxe é uma questão de uso, não de princípios. Escrever claro, não necessariamente certo. Por exemplo: Dizer "escrever claro não é certo mas é claro, certo?"
Bateu levou

As equipes que trabalham na campanha dos dois postulantes ao cargo de mandatário do município de Pau dos Ferros, laboram com uma idéia de revidar automaticamente as investidas do adversário.

Bastou Leonardo Rêgo fazer uma surpreendente movimentação no sábado, para a equipe de Nilton responder à altura no domingo com uma carreata estrondosa.

Aqui está assim: bateu, levou.

Tempo

A previsão do tempo para essa semana é de mais chuva para quarta ou quinta-feira. Porém, como não era mais previsível nenhuma tempestade durante este mês, é bom se preparar, já que o temporal pode surpreender.

Sessão Poesia

de tudo já vi no mundo
de nada mais me admiro
eu já vi faca dar tiro
magistrado vagabundo
já vi asfalto fecundo
sem-vergonha virar mito
vi sabão gerar atrito
molhado na água fria
só faltava uma pleitaria
de um terreno num priquito.
Finecap

A FINECAP parece que aos poucos vai perdendo sua característica primitiva, se tornando, excepcionalmente, uma festa, um lazer. Descaracterizando sua essência de feira de negócios.

Os estandes estão cada vez mais escassos, poucas são as empresas privadas que participam da feira.

Certamente, o que afastou as empresas, foi o baixo volume de negócios realizados nos últimos anos de FINECAP.

Se perdurar essa tendência, não tenho dúvidas de que, em um futuro próximo, não haverá mais feira de negócios, apenas as atrações musicais.

II

Agora, no que diz respeito a festa em geral, um pouco mais distante do espírito inicial da feira, não há mesmo o que reclamar. Até a vocalista da banda aviôes do forró se encantou com a festa e com a praça de eventos, conforme publicou em seu blog:

"O show em pau dos Ferros foi tudo de bom....eu e Xand ficamos encantados com o tamanho da Praca de Eventos..linda e organizada...era tanta gente...tanta gente... Pessoas de todo Rio Grande do Norte e um pedacinho da Paraiba marcaram presenca.. '
Obg sempre pelo carinho de vcs e pelos recadinhos lindinhos e cheios de amor que vcs deixam aqui. Fiquem com Deus"
http://portalforrozaosoldealmeida.blogspot.com/2008/09/finecap-em-pau-dos-ferros-foi-demais.html
Apostas

É muito comum em nossa região, que hajam apostas em época de eleição e nesta não podia ser diferente, a única distinção nesse tipo de jogo é o objeto da aposta.

Durante a minha vida já vi vários tipos de apostas, prédios, terrenos, pecúnia, entre outros. Porém, uma desse tipo eu nunca ouvi dizer que se houvesse realizado.

Dizem que, uma mulher, entusiasmada com a campanha do seu candidato queria apostar de qualquer forma, já que a certeza da vitória incentivava sua gana.

O problema é que a bendita mulher não dispunha de patrimônio suficiente para realizar o jogo.

Um senhor, que, há dias, procurava alguém para apostar um terreno de sua propriedade em desfavor do candidato da varoa, compadecido, com a situação fez uma proposta, no mínimo inusitada.

O contrato foi aceito e assim quem vencer leva seu quinhão.

Ah! mas se a mulher não tinha bens, qual a obrigação que cabe a ela na aposta, caso não seja lograda pela sorte?

É até difícil dizer, mas falando tecnicamente ela entra com o canal que se estende do colo do útero à vulva.

Eita!!!
Chuva II

O período chuvoso, geralmente, não ultrapassa o mês de Maio, assim, os agricultores não estavam preparados para aproveitar os benefícios trazidos pelo fenômeno La niña. Se estivessem, provavelmente, ainda estariamos jantando pamonha com queijo e nata.

Já que a saborosa culinária nordestina acabou sendo prejudicada pela falta de previsão hietométrica, vamos, outrora, analisar seus efeitos distante do âmbito da produção agrícola.

Ora, bastou publicar sobre a chuva de segunda-feira que já tem gente querendo saber quantos milímetros foram registrados nesse medidor. Além da indagação sobre o local aonde se encontra instalado o pluviômetro.

Pessoal, tenham paciência, não posso dizer assim sem consultar o agrônomo. Vamos aguardar as próximas postagens.



Chuva

No meu enfadonho cotidiano, poucas têm sido as noites que permaneço em Pau dos Ferros, desta forma, não presenciei esse fenômeno que aconteceu na segunda-feira que foi uma precipitação pluviométrica em pleno mês de setembro.

Apesar de não ter visto a chuva, um amigo me ligou hoje para comentar sobre ela.

O meu simpático companheiro mediu o índice em seu pluviômetro e me trouxe para analisarmos.

Na mensuração do meu propício amigo a chuva foi menor do que aparentou.

Indeferimento de registro de candidatura

Como é possível identificar nos blogs que cobrem a política regional, vários registro de candidaturas acabaram indeferidos pelo TRE, restando, agora, recurso junto ao TSE ou a indicação de um outro nome.

No caso de candidatura na esfera proporcional, existe uma incógnita. O que acontece com os votos obtidos por candidatos impugnados?

O candidato que concorre, sub judice, assume os riscos e havendo decisão final no sentido de impugnação, seus votos se tormam nulos para todos os efeitos.

Assim, seria muito melhor para a coligação a indicação de um outro nome, já que, neste caso, os votos do substituto computam para a legenda, caso que não se verifica quando há impugnação.
Cheque pós-datado

O cheque pós-datado é popularmente conhecido como pré-datado, todavia a terminologia correta é mesmo a primeira, haja vista que a data é fixada para o futuro.

O cheque é, na verdade, uma ordem de pagamento a vista e o seu pagamento em data posterior não é reconhecido pelo direito brasileiro.

Não obstante, em caso de acordo entre as partes do negócio, não poderá o credor alegar a falta de previsão legal para adiantar o seu crédito. Se assim o fizer, o devedor pode demandar na justiça pelo descumprimento do acordo.

Avalista e fiador

Você sabe a diferença entre avalista e fiador? Há uma sensível diferença entre esses dois sujeitos passivos de um negócio jurídico.

O avalista responde solidariamente, enquanto que, o fiador responde subsidiariamente.

No caso do avalista, o credor pode cobrar junto com o devedor principal, assim, em virtude do descumprimento da obrigação de pagar, o crédito pode ser cobrado diretamente do avalista.

O fiador, não responde no mesmo instante do devedor principal, neste caso, o credor deve cobrar, primeiramente, do devedor principal e só depois de esgotados todos os meios é que o credor socorre-se junto à obrigação do fiador.
Mais pesquisa

O insigne professor Flaubert, animado por conta da passeata realizada na noite de ontem pela coligação Pau dos Ferros para Todos, acaba de procurar esse blog simplório para, mais uma vez, contestar os dados da pesquisa realizada pelo instituto Start.

Entregou-nos uma cópia da pesquisa e pôs em dúvida a existência de um tal sítio Tomás, que, segundo ele, não consegue identificar essa comunidade no município de Pau dos Ferros.

O egrégio, ainda desconsidera o fato de Leonardo ter obtido maioria no bairro Manoel Deodato. Acontecimento que não se deu na pesquisa anterior, de acordo com Flaubert.

Antes de fazer qualquer julgamento se faz necessário, primeiramente, ter certeza se o tal sítio existe ou não. Se, por acaso, não existir, pode ter ocorrido, ainda, um erro relativo à digitação, ou coisa parecida, e não um dolo.

É bom muita ponderação nessa hora.